Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Ouvidos moucos?

27 jun, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Porque nomeou a UEFA dois juízes portugueses?

Quando em Portugal está altamente inflacionada a discussão acerca da idoneidade de alguns árbitros de futebol, uma situação que coloca em sérios embaraços os nomeadores para a próxima temporada, a UEFA acaba de nomear dois juízes do quadro nacional para a primeira pré-eliminatória da Liga Europa, que arranca já na próxima quinta-feira.

A título de curiosidade, aqui estão os seus nomes: Júlio Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga, que se desloca à Eslovénia para dirigir o jogo entre o Domzale e o Flora Tallin, da Estónia; e Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora, que vai à Polónia arbitrar o encontro entre o Lech Poznan e o FK Pelister, da Macedónia.

Perante esta notícia fica a dúvida: os ecos da polémica desencadeada em Portugal à volta dos árbitros ainda não chegou à UEFA? Ou, se chegou, a entidade que superintende no futebol europeu não está a dar a mínima importância àquilo que, entre nós é, nesta altura, motivo de grande debate nacional?

É cedo, naturalmente, para tirar conclusões. O que é verdade, no entanto, é que os dirigentes portugueses ficam agora com uma margem de manobra muito alargada para tomarem as decisões que entendam por mais adequadas para definir critérios quanto às suas decisões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eu
    28 jun, 2017 Vilareal 11:21
    Os jogos em causa são duas meias finais? Não sendo, são dois jogos como tantos que se realizam nos nossos Campeonatos Regionais.
  • De Cabeça
    28 jun, 2017 lisboa 10:00
    Caro Vado Ribas, eu não estou a tomar partido nesta questão dos mails. Apenas acho que prejudicar profissionalmente alguém só porque aparece um papel impresso com o seu nome, é profundamente injusto. Um árbitro tem uma carreira curta. Imagine o que é coloca-lo à parte para depois se descubrir que, afinal, o seu nome tinha sido utilizado em vão ou até mesmo, para o prejudicar deliberadamente. Não sou adepto incondicional da nossa justiça (todos temos razões para desconfiar dela) mas atenção, também não podemos acreditar no que dizem uns papéis de fonte anónima e com isso prejudicar pessoas, sem que a justiça faça a sua parte.
  • manuel gomes
    27 jun, 2017 19:44
    O arbitro do espelho retrovisor vai fazer um jogo da UEFA, ele nem categoria tem para arbitrar um jogo dos regionais portugueses, em questão de árbitros isto é uma miséria franciscana
  • Carlos Manuel
    27 jun, 2017 Porto 13:25
    Eu até acreditaria nos "anjos" que trocaram email's, se por ventura os que tem responsabilidade no futebol, P.Guerra / Paulo Gonçalves / Filipe Vieira, tivessem respondido aos mail's do "menino querido- Nuno Cabral" e Adão Mendes, dizendo que isso que eles falavam era ilegal e nem pensar !! E entregassem esses mail's á liga ou federação, afirmando distanciamento desse tipo de situações, mas nem foi isso que aconteceu, alguns até foram respondidos, e por isso implicitamente aceite o teor da conversa, se foram capazes depois de concretizar ou não, isso é outra conversa. Porque há dias um automobilista foi condenado por tentar corromper um polícia, com dinheiro, para não o multar, o facto de não existir concretização de corrupção, não quer dizer que não existisse tentativa. Gente séria não tem rabos de palha, e mostra ao mundo, e não só á polícia "amiga" a sua defesa. Lamento dizer isto, mas não acredito nem um bocadinho na nossa justiça, como agora tantos apregoam querer, estamos cansados nos últimos tempos de ver criminosos, sejam físico ou financeiros, a passarem impunes depois de roubos ao povo português. Alguém acredita que alguns dos 12 PJ que estiveram na comissão de honra de LFV, seja capaz de fazer um trabalho isento ?? ou Rui Pereira dê opiniões isentas ?? sim há muitos que acreditam.. sabemos de que cor...
  • Vado Ribas
    27 jun, 2017 Genève 11:51
    Caro "De Cabeça", você ainda acredita em "Contos de Fadas" ou no "Pai Natal" ?... "Investigue-se com rigor. Mais rigor e menos conversa". Esqueceu-se que estamos em Portugal onde todas estas coisas acabam sempre em "águas de bacalhau"?... Fala de que se faça justiça... Qual justiça, a dos interesses supremos ?. Se fosse noutros países europeus, o assunto já estava resolvido com os culpados a serem sancionados como já aconteceu com com Grandes Clubes desses países, mas em Portugal só os pequenos é que sofrem. Porque será ?.
  • De Cabeça
    27 jun, 2017 lisboa 09:45
    Foram divulgados e-mails, de origem anónima, que colocam em causa a idoneidade de dversas pessoas e entidades. Não me parece razoável assumir que estamos na presença de documentação verdadeira e com isso, prejudicar pessoas (árbitros citados, por exemplo), clubes ou mesmo provas (adiar o início do campeonato, por exemplo). Não é mesmo nada razoável nem faz sentido. Vamos entregar a justiça nas mãos de quem tem essa função e esperar que tudo seja investigado profundamente e depois sim, que sejam retiradas as devidas consequências. Gostavam de ser citados num mail fraudulento e depois serem prejudicados ? Vamos exigir rigor e acabar com esta palhaçada. Investigue-se com rigor. Mais rigor e menos conversa.