Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Manuais escolares gratuitos - 22/06/2017

Espaço do Consumidor

Teve manuais escolares gratuitos? É hora de os devolver. Saiba como

22 jun, 2017 • Fátima Casanova


Cerca de 80 mil alunos do primeiro ano tiveram acesso, no início deste ano lectivo, a manuais escolares distribuídos pelo Governo. Agora que estão a terminar a aulas, é preciso saber o que lhes fazer.

O ano lectivo 2016/2017 foi o primeiro do programa de gratuitidade e reutilização de livros. Por estes dias, os pais devem ter recebido ou estão a receber as indicações das escolas sobre como os devolver, mas há algumas dúvidas.

Primeiro, é importante recordar que a medida, neste ano, só abrangeu os alunos do primeiro ano do primeiro ciclo. Findo o último período lectivo, há que devolver os manuais.

Mas muitas dúvidas têm surgido aos pais e há quem pense que terá de pagar pelos livros não devolvidos. Para esclarecer todas as questões, a Renascença falou com a secretária de Estado adjunta e da Educação, que garantiu que não há qualquer pagamento devido.

Caso algum livro se tenha perdido ou simplesmente não seja devolvido, “os pais não receberão o livro equivalente do segundo ano”.

“Mas isso é algo que terá de ser analisado caso a caso e, de acordo com a circular que enviámos, será em casos muito residuais”, ressalvou.

Quando os manuais foram distribuídos pelos alunos, foi-lhes pedido que os conservassem, uma vez que iriam ser reutilizados. Mas a secretária de Estado Alexandra Leitão admite que, tratando-se de criança do primeiro ano, a taxa de reutilização seja baixa.

Leia e ouça aqui toda a notícia da entrevista à secretária de Estado adjunta e da Educação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 29 jun, 2017 15:41
    Ok. E éramos nós, pais, que os íamos preservar? ou os nossos filhos de 5/6 anos que acabaram de sair da pré e que mal sabem fazer uma letra ou um número? Pelos livros da minha só posso dizer o seguinte: coitada da criança a quem iria calhar o livro reutilizado. Eu não o iria querer para a minha filha. Ou então se é só para devolver e depois os enviarem para a reciclagem, porque não deixar-nos ficar com eles? Estou a pensar enviar uma cartinha com uma dos livros da minha filha, ao ministro da educação para ver se ele o queria para os filhos dele. Não devolvo, se me quiserem pedir dinheiro, que peçam.
  • João Pereira
    22 jun, 2017 Campeã 18:02
    Boa tarde Tenho uma filha no 1º ano, é mentira que tenha sido dito que os livros deveriam ser devolvidos, pelo contrário. As direcções escolares informaram os pais que apesar de termos assinado uma declaração a comprometer-nos a entregar os livros a mesma não seria para aplicar. Esta declaração surgiu depois de se verificar que os livros do 1º ano são para escrever e portanto em circunstancias nenhumas ficariam disponiveis para utilização no final do ano. Portanto o que assistimos é uma tremenda trapalhada, em que o governo não consegue agradar a duas partes diferentes, uns que defendem a reutilização dos manuais e outros que fizeram os manuais para não serem reutilizados.
  • PROPAGANDA BARATA...
    22 jun, 2017 Lx 17:37
    Mas já estão esburacados de tantol er esses manuais. Como os devolvo? Embrulhados em papel Celofan? ou posso limpar o rabo a eles quando falhar o papel higiénico? O ministro Mário Nogueira pode explicar ou então o seu assessor Brandão de Frito?