Emissão Renascença | Ouvir Online
Falar Claro
Nuno Morais Sarmento e Vera Jardim debatem a política nacional. Terça às 19h
A+ / A-
Arquivo
Falar Claro - Pedrógão Grande. Há responsabilidade política a tirar? - 20/06/2017

Falar Claro

Pedrógão Grande. Há responsabilidade política a tirar?

21 jun, 2017 • José Pedro Frazão


Onde começa a responsabilidade política? As políticas para a floresta – ou a falta delas – ajudam a explicar o que aconteceu este fim-de-semana? Vera Jardim e Nuno Morais Sarmento debatem.

O ex-ministro socialista José Vera Jardim diz que é "difícil definir" quando deve um responsável político demitir-se num quadro de crise. "Quando os serviços falham, quem responde é o responsável máximo. São situações de fronteira, por vezes difíceis de definir", diz..

"O ministro Jorge Coelho teria que se demitir naquela situação de Entre-os-Rios? Até lhe digo que na altura - era colega do Jorge Coelho no Governo nessa altura - fiquei um pouco…Mas, ao fim ao cabo, é uma questão última da consciência de cada um", acrescenta.

Noutro plano, o do que deve ser feito na área do ordenamento do território, Vera Jardim considera que "não tem havido força e determinação suficiente" e defende, ainda, a retirada definitiva de pessoas que vivem em situações potenciais de risco: "Se há um conjunto de pessoas que vivem isoladas no meio de montes, de eucaliptos e pinheiros, idosos rodeados de mato, tem que se dizer a esta família que estão em perigo. O Estado tem uma palavra a dizer sobre a perigosidade de certas situações."

Sobre a possibilidade de descentralizar competências em matéria florestal, o social-democrata Nuno Morais Sarmento opõe-se de forma veemente: "Enquanto soluções de futuro, acredito tanto no ganho de eficiência com uma descentralização como na democracia na China."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.