Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

Somos quem somos, não importa onde estamos​

• Opinião de José Luís Nunes Martins


A identidade de cada um de nós depende do encontro constante do nosso íntimo com as suas circunstâncias. Mas também é verdade que as pessoas não mudam a sua essência de forma súbita, apesar do que possam prometer. Assim, uma mudança de ambiente não significa uma alteração no íntimo.

A educação e o meio onde crescemos são fatores que condicionam a construção de quem somos, mas não serão tão determinantes quanto se costuma julgar.

Alguém honesto não se torna desonesto apenas pelo convívio com gente menos virtuosa. Da mesma forma, uma pessoa deprimida não se animará apenas por estar rodeada de otimistas.

É estranho que haja quem considere e avalie os outros apenas pelas circunstâncias onde os encontra. Mais, há até quem faça encadeamentos estranhos tais como: se uma determinada pessoa é pobre, logo é triste e terá inveja de quem tem mais do que ela… Erros grosseiros que tantas vezes se têm como certezas convictas. Um vilão pode sorrir muito, mas não é por isso que deixa de ser quem é.

Há quem, sofrendo de alguma pobreza de espírito, se adapte de forma demasiado flexível ao meio em que se encontra, não por simpatia, mas antes por uma necessidade de se encontrar e sentir acolhido. Que tipo de amizades pode ter aquele cujo coração é tão fraco que muda de rumo em função dos ventos?

Há também os que não mudam consoante as estações, companhias ou ocasiões. Esses são fortes. Constroem-se de forma lenta, mas segura e sustentada. Todas as noites se renovam e todos os dias se fortalecem. São firmes porque sabem de onde vêm, quem são e quem querem ser… ou, pelo menos, quem não querem ser.

Cada um de nós é senhor do seu destino, por isso é responsável por aquilo que faz com o que lhe foi dado. Quem abdica da sua liberdade por causa de opiniões alheias faz-se escravo das aparências.



(ilustração: Carlos Ribeiro)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mara Correia
    19 jun, 2017 Obidos 12:48
    E eis que emerge essa distinção importante, muito importante, entre ser, estar e fazer... Neste que é o caminho da mudança. Sim, que não nos iludamos 😊 e que saibamos reconhecer — até — as nossas próprias limitações, aquelas que nos trazem as nossas crenças. Impossível não comunicar quem se é. Beijos