Tempo
|
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Festivais de Verão - 08/06/2017

Espaço do Consumidor

Sabe quantos seguranças são precisos num festival de Verão?

08 jun, 2017


O primeiro grande festival do ano, o Primavera Sound, começa esta quinta-feira, no Porto, e estão previstos polícias vestidos com coletes à prova de bala.

A segurança no recinto de um festival de Verão (ou outro espectáculo) é da responsabilidade dos promotores dos eventos, em parceria com a Protecção Civil, os bombeiros e o INEM.

O plano definido é depois apresentado à PSP para aprovação. Na sua preparação, os promotores têm de ter presente a portaria nº 102/201, que regula a segurança privada em “espectáculos e divertimentos em recintos autorizados”.

É esta portaria que estabelece o número de seguranças que devem estar no recinto, o que depende do número de pessoas que vão estar a assistir ao espectáculo.

No Meo Arena, em Lisboa, por exemplo, com 20 mil pessoas, a lei obriga à presença de, pelo menos, 40 agentes de segurança privada.

Diz a lei que em espectáculos até cinco mil pessoas devem estar no local 12 seguranças.

Em espectáculos com mais de cinco mil, e até dez mil pessoas no público, devem estar 20 seguranças.

Com mais de 10 mil e até 15 mil pessoas são 30 os seguranças necessários.

Em espectáculos com mais de quinze mil pessoas, o organizador do evento deve ter mais dois seguranças por cada mil pessoas.

Segurança reforçada

Fonte da PSP garantiu à Renascença que vai haver um policiamento preventivo com maior visibilidade no “Primavera Sound”, no Porto, que arranca esta quinta-feira.

Os agentes vão exibir coletes à prova de bala e também vai haver agentes à civil.

Estão previstas barreiras de segurança para travar qualquer veículo, tendo em conta o tipo de atentados que já foram levados a cabo em vários países europeus, com o atropelamento de pessoas.

Os festivaleiros também vão ser revistados antes de entrarem no recinto do espectáculo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • desiludido
    10 jun, 2017 Santarém 23:27
    Quanto a mim um segurança por pessoa por enquanto e enquanto os islamitas não acabarem por tomar conta desta Europa toda!.