Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Exportações calçado criança - 02/06/2017

O Mundo em Três Dimensões

"Os miúdos mais fixes do mundo" calçam sapatos portugueses

02 jun, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A frase é a tradução literal do slogan "The Coolest Kids in the World" que visa promover as exportações de calçado infantil. Desde 2012, as vendas para o exterior subiram 42%. E todos os anos, a indústria portuguesa do calçado exporta cinco milhões de pares de sapatos de criança.

As exportações portuguesas de calçado infantil cresceram 42% nos últimos cinco anos. De acordo com a Associação dos Industriais do Calçado (APICCAPS), em finais de 2015, o volume de facturação totalizava os 125 milhões de euros.

Todos os anos, Portugal exporta cinco milhões de pares de calçado infantil, o que é bastante significativo do potencial de crescimento deste segmento particular da indústria dos sapatos.

E como a maioria da produção deste sector se destina ao mercado externo, a estratégia de crescimento assenta numa internacionalização apelativa.

Em português, “The Coolest Kids in The World” quer dizer 'os miúdos mais fixes do mundo'. E esses calçam os pés em sapatos portugueses.

Razão pela qual a APICCAPS aposta na presença de 200 empresas nacionais em 60 feiras profissionais do sector. E, embora as exportações dos sapatos portugueses continuem a concentrar-se sobretudo na Europa, a verdade é que há mercados considerados não tradicionais onde o potencial de diversificação é tão grande quanto a taxa de crescimento e de penetração.

Por exemplo, na China – que é neste momento a maior economia asiática e a segunda maior em todo o mundo – o crescimento do calçado português ultrapassou os 3100% nos últimos sete anos.

E é para a China que Portugal exporta os seus sapatos mais caros: 42 euros por par, preço de exportação. É o valor mais caro entre os mais de 150 mercados de destino do calçado português.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.