02 jun, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)
As exportações portuguesas de calçado infantil cresceram 42% nos últimos cinco anos. De acordo com a Associação dos Industriais do Calçado (APICCAPS), em finais de 2015, o volume de facturação totalizava os 125 milhões de euros.
Todos os anos, Portugal exporta cinco milhões de pares de calçado infantil, o que é bastante significativo do potencial de crescimento deste segmento particular da indústria dos sapatos.
E como a maioria da produção deste sector se destina ao mercado externo, a estratégia de crescimento assenta numa internacionalização apelativa.
Em português, “The Coolest Kids in The World” quer dizer 'os miúdos mais fixes do mundo'. E esses calçam os pés em sapatos portugueses.
Razão pela qual a APICCAPS aposta na presença de 200 empresas nacionais em 60 feiras profissionais do sector. E, embora as exportações dos sapatos portugueses continuem a concentrar-se sobretudo na Europa, a verdade é que há mercados considerados não tradicionais onde o potencial de diversificação é tão grande quanto a taxa de crescimento e de penetração.
Por exemplo, na China – que é neste momento a maior economia asiática e a segunda maior em todo o mundo – o crescimento do calçado português ultrapassou os 3100% nos últimos sete anos.
E é para a China que Portugal exporta os seus sapatos mais caros: 42 euros por par, preço de exportação. É o valor mais caro entre os mais de 150 mercados de destino do calçado português.