Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Dia Mundial Criança - 01/06/2017

O Mundo em Três Dimensões

Um dia mundial para lembrar o direito das crianças a serem felizes

01 jun, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Ser criança é a melhor fase da vida. Pelo menos, devia ser sempre assim. Mas será que tratamos as nossas crianças como elas merecem?

Lembra-se de andar de bicicleta? Das brincadeiras na rua até à hora de jantar quando os dias eram maiores? De recorrer à imaginação para criar aquele mundo só seu, sem as modernices dos nossos dias? De conhecer de cor os sabores daquela comida favorita feita pela avó?

Como é bom ser criança. E já Fernando Pessoa dizia que "o melhor do mundo são as crianças". Só que o tempo de hoje é diferente do de há 30 ou 40 anos. E será que tratamos as nossas crianças como elas precisam?

Dados recentes da Direcção-Geral de Saúde revelam que uma em cada 14 familias portuguesas não come por falta de dinheiro. Em pouco mais de 10 milhões de portugueses, existe um total de 880 mil cidadãos em situação de carência económica.

E as crianças são sempre as grandes vítimas deste problema. Que, muitas vezes, surge associado à violência no meio familiar.

De resto, este é o crime que leva as comissões de protecção de menores a intervir mais vezes.

8700. É este o número de crianças que no ano passado foram acompanhadas por situações de violência doméstica. De acordo com o Instituto de Apoio à Criança, em 2016, foram recebidos perto de 2.400 pedidos de ajuda.

Pouco mais de 200 dos quais referiam-se a maus-tratos físicos e psicológicos no seio familiar. E, em mais de metade dos casos, as mães são principais agressoras dos filhos. Mas também as que mais vezes recorrem à linha SOS Criança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.