Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Theresa May Liar - 30/05/2017

O Mundo em Três Dimensões

"Liar Liar". Ou como a desconfiança em relação a Theresa May faz furor no iTunes

30 mai, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A canção dos Captain Ska foi lançada para as plataformas online na passada sexta-feira e, em menos de uma semana, subiu da posição 48 para o top 10 de downloads no Reino Unido. A popularidade é de tal ordem de grandeza que, até esta segunda-feira, a música tinha sido tocada mais de 12 mil e 300 vezes na plataforma Spotify e contabilizava quase 170 mil visualizações no YouTube.

A uma semana e dois dias das eleições gerais no Reino Unido, 'Liar Liar' - dos Captain Ska - pode muito bem ser o hino de todos os que não apoiam a candidatura da actual primeira-ministra.

A canção, que descredibiliza as promessas de Theresa May nos domínios da saúde, educação e combate à pobreza, saltou para as plataformas online na passada sexta-feira. Partindo do 48.º lugar da lista do iTunes, subiu ao top 10 em apenas quatro dias.

Só que as rádios britânicas optaram por não divulgar este sucesso meteórico.

O 'Big Top 40 Show', que toca todas as músicas que lideram as preferências dos ouvintes britânicos, abriu a excepção para esta música. E, em vez de carregar no 'Play', os locutores limitaram-se a referir que 'Liar Liar' ocupava o 10.º lugar do top e passaram rapidamente para a música seguinte.

A imprensa britânica procurou explicações para esta censura, mas nem a Capital FM nem a Heart Radio deram resposta em tempo útil.

A verdade é que, pelo menos nestes primeiros dia, a nova faixa dos Captain Ska é um sucesso confirmado, porque fala aos britânicos dos problemas que realmente os preocupam. Sobretudo, a pobreza e as desigualdades: actualmente, há 3,7 milhões de crianças britânicas pobres. Em 2020, estima-se que o número possa aumentar em mais um milhão.

E a banda já prometeu que todo o dinheiro que resultar dos downloads efectuados até 8 de Junho - o dia das eleições - vai reverter para os bancos alimentares do Reino Unido e para a plataforma nacional anti-austeridade.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J.Batista
    09 jun, 2017 Lisboa 17:56
    Continuar no governo é uma das mentiras. Ela disse que se não tivesse maioria absoluta se demitiria...mas, não o fez. Lá como cá! Os de direita são aldrabões que baste!