Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Os rios que vêm de Espanha

29 mai, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Na cimeira luso-espanhola em Vila Real é importante que se fale da água dos rios.

Antes de entrarem simultaneamente para a então CEE, em 1 de Janeiro de 1986, Portugal e Espanha tinham escassas relações económicas e desconheciam-se mutuamente no plano cultural (mais os espanhóis em relação aos portugueses do que o inverso). Tudo mudou a partir dessa altura.

Hoje a Espanha é o principal parceiro económico de Portugal. O bom crescimento económico espanhol (cerca de 3%) tem sido um dos factores a impulsionar a nossa economia. E Portugal está em destaque na Feira do Livro de Madrid, em cuja inauguração participou o Presidente Marcelo.

Mas naturalmente que existem questões entre os dois paises ibéricos. Para as resolver realizam-se com alguma regularidade cimeiras luso-espanholas, como aquela que hoje começa em Vila Real. O intercâmbio transfronteiriço é o tema oficial desta cimeira. Mas outros problemas conviria serem também abordados.

É o caso da barragem e da central nuclear de Almaraz, claro, mas aí as autoridades espanholas, que começaram por ignorar Portugal, já deram algumas garantias, embora insuficientes. E é, sobretudo, o problema dos rios que entram em Portugal a partir de Espanha.

Este é um ano de seca severa, em que vamos precisar de toda a água que for possível obter. Decerto que existem acordos com Espanha sobre o caudal de vários rios. Mas os espanhóis por vezes esquecem-se dos acordos (aconteceu com Almaraz) ou tentam contorná-los.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Luna
    30 mai, 2017 Estremoz 17:14
       Que entre Portugal e Espanha tudo corra bem, é um desejo de quase todos. Os encontros bilaterais e as Cimeiras são, por isso, bem vindas! Mas deseja-se que haja discussões abertas e sem "tabus"! Deixar Almaraz de fora é pouco abonatório! E sobre a cooperação transfronteiriça, desejável, tanta hipocrisia se viu!! Defende-se a dita cooperação transfronteiriça, fala-se de rios (do Douro, mas foi referido o Guadiana), mas oculta-se que há um troço do Guadiana onde o próprio estado português não aceita ações transfronteiriças (no Guadiana, entre as ribeiras do Caia e Alconchel, e mesmo até à ribeira de Cuncos), por causa da velha questão de Olivença! Veja-se uma declaração à RTP, em 16-09-2014, ...«a Comissão de Limites [Ministério dos Negócios Estrangeiros] confirma: [vê-se a carta]..."não nos encontramos em condição de lavrar a acta do reconhecimento de fronteiras, já que continua indefinida a posição de fronteira no que diz respeito a Olivença.". A Comissão respondeu [vê-se outra carta] ..."relativamente à parte da fronteira que vai da confluência do Caia com o Guadiana até ao Rio Cuncos, não haverá lugar à elaboração de Actas de reconhecimento de fronteira entre as respectivas localidades limítrofes de Elvas..."». PORQUE SE ESCONDE ISTO? Aliás, este é um tema muito falado, embora pouco divulgado! Gostava de ver alguém perguntar, na Cimeira, aos dirigentes políticos em presença como se vai processar a colaboração transfronteiriça no troço do Guadiana defronte de Olivença! O que responderiam os responsáveis portugueses... pelo menos, estes! Já nem falo dos espanhóis!
  • José Pinheiro
    29 mai, 2017 Segura 20:02
    E quando a resolução de Olivença? Olivença é terra portuguesa!
  • CARDOSO
    29 mai, 2017 SEIXAL 14:48
    TALVEZ POR DESCONHECIMENTO INFORMO-O, QUE ANTES DO 25-4-74. JÁ HAVIAM REUNIÕES ENTRE REPRESENTANTES DE PORTUGAL E ESPANHA SOBRE OS RIOS FRONTEIRIÇOS.
  • Alda Ferreira
    29 mai, 2017 Setúbal 08:33
    Gostei muito deste artigo. Agradeço também o facto de ter eliminado de vez os comentários de Miguel Botelho e João Galhardo. Para aqueles que dizem que o senhor «censura», eu respondo que o senhor «purifica» a caixa de comentários.