Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

Não se deve ceder a uma chantagem. Nunca.

• Opinião de José Luís Nunes Martins


Os terrorismos podem e devem ser combatidos, quer atacando as suas raízes quer controlando as condições que lhes são favoráveis.

A ameaça é uma tentativa de dominar o outro através do medo. No fundo, quem se submete julga que, dessa forma, terá paz. Ora, não é assim. Nunca é assim. Ceder a uma chantagem é criar um precedente enorme, é abrir uma porta que nunca mais se conseguirá fechar.

Depois de uma chantagem vem sempre outra. E assim que entregamos aquilo que nos querem tirar, estamos perante eles, e perante nós mesmos, a aceitar essa mesma troca como se fosse uma regra do jogo da convivência.

Ceder a quem de nós quer obter algo sob ameaça é assinar um compromisso de rendição. É tornar o impossível possível e aceitar que, afinal, o medo é mais forte do que os nossos valores e princípios.

O terrorismo visa atingir a nossa paz, tentando criar uma insegurança que nos impede de viver bem e de forma confiante.

É importante dar notícia da sua existência e sobre as coisas que faz, mas nada mais do que isso.

Os chantagistas combatem-se com a firmeza das convicções de quem neles vê uma fraqueza disfarçada de força, que importa não alimentar.

Uma das maiores armas contra o terrorismo é ignorá-lo. Não o ouvir. Não lhe dar eco. Não lhe dar o que nos quer extorquir. Não nos submetermos nem ao poder da sua força nem à sua vontade de poder.





(ilustração de Carlos Ribeiro)
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.