Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - África - 25/05/2017

O Mundo em Três Dimensões

Em 2030 uma em cada cinco pessoas no mundo será africana

25 mai, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Há 53 anos, 32 chefes de Estado africanos declararam na Etiópia a emancipação do continente face ao colonialismo e ao 'apartheid'. Desde 1963, que este dia 25 de Maio é o Dia de África. Um continente que conheceu anos a fio de fome, guerra e miséria generalizada e que se prepara para ser a grande força do crescimento económico a partir da segunda metade deste século.

As estimativas do Forum Económico Mundial combinam a curva ascendente do crescimento populacional com os avanços tecnológicos, com a melhoria nas infra-estruturas de saúde e educação e sugerem que África pode muito bem tornar-se na grande força do crescimento económico no próximo século.

Os números são reveladores deste sucesso emergente: África vai representar 54% do crescimento populacional global de 2,4 mil milhões nas próximas décadas.

De resto, as Nações Unidas prevêem que até 2050, África vai somar 1,3 mil milhões de pessoas à população mundial. E isso é mais do dobro da população actual do continente africano, que se situa em 1,2 mil milhões de habitantes.

A população africana continuará a crescer ao longo dos anos à medida que a Ásia - conhecida por ser um gigante populacional - começa a assistir a uma contracção do seu crescimento demográfico.

De acordo com a UNICEF, nos próximos 33 anos, vão nascer 2.000 milhões de bebés em África. Os elevados índices de fecundidade e a melhoria das taxas de sobrevivência infantil significam que, até 2050, um em cada três menores de cinco anos e mais de um terço de todos os menores de 18 serão africanos.

E em 1950, só uma em cada 10 crianças no mundo era africana.

Mas a esta ascensão não é alheio o historial de guerra e fome que marcou o continente africano, sobretudo nos anos 80 do século passado. Ainda hoje há problemas, por resolver. Se, por um lado, as redes móveis cresceram mais rápido do que qualquer outra infra-estrutura considerada essencial e a esmagadora maioria dos africanos tem hoje acesso aos telemóveis de última geração, por outro lado, menos um terço dos africanos tem acesso a sistemas modernos de esgotos e águas residuais.

Mas há indicadores onde, já hoje, os africanos vão contrariando aquela ideia de sociedade atrasada: há 11 países africanos onde as mulheres ocupam perto de um terço dos assentos parlamentares. Mais do que na Europa.

Exemplo disso é o Ruanda: 64% dos lugares da Câmara Baixa do parlamento são ocupados por mulheres. É a maior percentagem de deputadas em todo o mundo.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAMINHANTE
    26 mai, 2017 LISBOA 11:58
    Os Europeus ( originais...) estão mesmo em vias de extinção... o Mundo continuará "alegremente" a via para o desastre brutal e inevitável da super-população... os Asiáticos ( núcleo de base " Chinesa" ) serão os futuros dominadores e sobreviventes da catástrofe. Uma perspectiva...