Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Decepção na Grécia

24 mai, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Numa semana de boas notícias para Portugal e a Zona Euro, a Grécia ainda não vê luz ao fundo do túnel.

A proposta da Comissão Europeia para retirar Portugal do procedimento por défice excessivo, onde está há nove anos, é uma boa notícia. Como é positivo o compromisso do primeiro-ministro de que não voltaremos a cair no despesismo e nos desequilíbrios orçamentais. Não seria a primeira vez.

A posição de António Costa é importante porque se multiplicam os apelos para repetir a asneira, nomeadamente da parte do PCP e do BE.

Também esta semana se soube que a Zona Euro mantém um bom nível de crescimento, o maior desde há seis anos. É um factor que ajuda a economia portuguesa a exportar e a crescer mais.

Mas a Grécia sofreu uma nova decepção. Esperava-se que na reunião de segunda-feira do Eurogrupo, na qual participou também o FMI, fosse desbloqueada uma “tranche” do terceiro empréstimo-resgate aos gregos. Mas os credores não se entenderam sobre o terceiro perdão parcial da dívida pública grega.

O FMI quer um perdão substancial, até porque, sem ele, não poderá participar no empréstimo-resgate; mas a Alemanha, com eleições em 24 de Setembro, está relutante em perdoar dívidas.

Espera-se que na próxima reunião do Eurogrupo, em 15 de Junho, o problema seja ultrapassado. É que a Grécia precisa de dinheiro para pagar 7,5 milhões de euros de juros que vencem em Julho.

Entretanto, o Parlamento de Atenas já aprovou um novo pacote de austeridade. As pensões foram reduzidas pela 13.ª vez desde 2010 (!) e foi diminuído o número de contribuintes abrangidos pela isenção de impostos.

Houve protestos, greve geral, etc. contra mais austeridade. E no primeiro trimestre deste ano o PIB grego desceu 0,1% em relação ao quarto trimestre de 2016.

A dívida pública da Grécia já ultrapassa 170% do PIB. Os gregos ainda não vêem uma luz ao fundo do túnel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Selma
    25 mai, 2017 Lisboa 11:01
    Uso ler uma vez por semana de forma rápida as páginas desde o esquerda net até ao publico alem dos jornais mais divulgados na espanha,frança,inglatera,russia Rt , sputnick,aljazeera etc , os artigos de opinião em alguns blogs e da renascença.Em relação a este artigo e outros tenho a mesma opinião de Vitor Lopes e Jorge de Sintra.
  • Vitor Lopes
    24 mai, 2017 Lisboa 16:04
    É lamentável, os comentários de Alexandre, João Botelho e João Galhardo são de uma hipocrisia atroz, falta de respeito e de mau carater, sempre que veem comentar é simplesmente para descarregar o ódio venenoso que sentem pelo F.S.C.
  • José Saraiva
    24 mai, 2017 Viseu 15:13
    sempre se disse que "o maior cego é aquele que não quer ver"....infelizmente e de acordo com comentários "seborreicos" de alguns opinantes pode-se concluir que a CARAPUÇA assentou ,, e o referido artigo publicado é bastante realista.... como dizia um velho amigo: "...é tão bom ser comunista quando há um povo que trabalha para mim e para os meus..."
  • Alexandre
    24 mai, 2017 Lisboa 14:52
    A hipocrisia de Sarsfield Cabral sobre este assunto é muito grande. Sarsfield Cabral nunca criticou as medidas do FMI contra o nosso país e nunca se opôs com alguma crítica ou opinião sobre o programa de austeridade movido pelo governo de Passos Coelho. Sarsfield Cabral também foi critico do governo de António Costa e do acordo que este fez com os partidos da esquerda. Agora que Portugal foi retirado do procedimento por défice excessivo, em jeito oportunista, Sarsfield Cabral aplaude o governo de António Costa. É muito triste ver um homem, como Sarsfield Cabral, dar este espectáculo na Renascença. Não seria já altura de pedir a reforma antecipada e ir para casa? Ao que parece, Sarsfield Cabral pretende continuar no mesmo mau estilo que nos tem habituado.
  • JP
    24 mai, 2017 Boavista 13:23
    O sr Cabral deve ter um ataque de urticária quando está perto de um bloquista ou de um comuna ou seja é o que me acontece quando estou perto de um apoiante da direita radical ou da extrema direita. Sr Cabral o problema de Portugal com défices excessivos não está nem esteve no facto de os governos pagarem salários, reformas e subsídios de emprego entre outras medidas. O problema de Portugal durante anos foram os investimentos no betão, nas falcatruas da banca, nas PPP da saúde e autoestradas, nas swaps etc etc etc e isso meu caro dr Cabral não foi culpa da esquerda que o sr abomina como eu abomino a direita dita centrão dos interesses. Bendita geringonça.
  • João Galhardo
    24 mai, 2017 Lisboa 12:56
    As manifestações de rancor do professor Sarsfield Cabral contra o governo da chamada «geringonça» e aqueles que representam os partidos do BE e CDU na Assembleia escondem o facto do mesmo professor medíocre estar ao lado da «troika» e do governo que a defendeu e trouxe para Portugal, em 2011. Escondem também a pequena submissão a quem lhe dá mais crédito na política, nomeadamente o ex-presidente e «múmia», Cavaco Silva. É caso para dizer que quem nunca dirigiu um reparo ou uma crítica a Pedro Passos Coelho, neste anos todos, só mostra a pouca transparência em escrever artigos. E mais do que falta de transparência, a ausência total de carácter. O professor medíocre Sarsfield Cabral é um agente do PSD infiltrado na Renascença para dizer mal dos partidos da esquerda.
  • Jorge
    24 mai, 2017 Sintra 12:51
    Há aqui comentários, que precisam de ser democratizados, verem a "aurora" da liberdade! Temos toda a liberdade para criticar o artigo,expressar a nossa concordância ou não, com o que FSC escreve.Não entendo, nem aceito esta marcação ao "homem" indigna de uma sociedade livre e democrática. Este foi o meu último comentário.
  • JC
    24 mai, 2017 charneca da caparica 11:32
    Ainda não percebi porque a direção de informação da renascença dá cobertura ás manifestações rancorosos e de ódio que este senhor de vez enquanto necessita de descarregar para se sentir feliz com a vida. Queria escrever sobre a Grécia mas no momento o rancor e o ódio foram superiores e lá vai disto. É caso para dizer" Por qué no te callas?. Triste figura, um pouco de vergonha ficava-lhe bem,!!!!!
  • Asdrubal Martins
    24 mai, 2017 Soito 10:20
    hó botelho não espumes tanta raiva ,só escreves aqui porcaria é só ódio nesse palavriado vai-te curar por favor .
  • Miguel Botelho
    24 mai, 2017 Lisboa 08:53
    É inacreditável a sua maneira de escrever textos. Se o tema é a Grécia, para que precisa de manifestar o seu ódio pelo PCP e BE? Porque teve de escrever isto: «A posição de António Costa é importante porque se multiplicam os apelos para repetir a asneira, nomeadamente da parte do PCP e do BE.»? O tema do seu texto não é a Grécia? Um bom director de imprensa já tinha corrido consigo há muito tempo.