Tempo
|
Cristina Sá Carvalho
Opinião de Cristina Sá Carvalho
A+ / A-

​Flirt e fidelidade

23 mai, 2017 • Opinião de Cristina Sá Carvalho


A peregrinação do Papa foi, a todos os títulos, um grande êxito. Em primeiro lugar, por efectivamente ter sido uma peregrinação («na paz e na esperança»).

As últimas palavras de Maria, tal como registadas pelos Evangelhos, indicam o caminho cristão com grande simplicidade e eloquência: «Fazei tudo o que Ele vos disser».

Estas palavras têm lugar durante um acontecimento familiar, doméstico e festivo, a celebração de um casamento, convidando os seguidores de Cristo à alegria partilhada e ao desejo de futuro, sentimentos que muito naturalmente experimentamos perante a celebração do amor e o início de uma nova família. Estas palavras de Maria também definem muito bem a experiência de Fátima e o caminho das crianças canonizadas, tal como o Papa Francisco explicou durante o Regina Coeli de 14 de Maio: «A sua santidade não é consequência das aparições, mas da fidelidade e do ardor com que corresponderam ao privilégio recebido de poder ver a Virgem Maria. É também um sinal de que devemos cuidar das nossas crianças.» É, pois, pela fidelidade ao Evangelho de Cristo que a Mensagem de Fátima é grande e se estendeu um pouco por todo o mundo, tal como assinala a belíssima Cruz do Alto que coroa a praça do santuário. E é através do contributo possível de crianças que fala ao coração de gentes de todas as idades e lugares, devendo obrigar-nos a cuidar melhor da sua condição.

A peregrinação do Papa foi, a todos os títulos, um grande êxito. Em primeiro lugar, por efectivamente ter sido uma peregrinação («na paz e na esperança»), apesar de os poderes instituídos não terem evitado flirtar com a mediatização do acontecimento e do peregrino. Mas em Fátima isso não é nada grave: o próprio Papa se dirigiu à multidão como a «irmãos no Batismo e na humanidade» e os demais peregrinos encaminharam-se para Fátima com o habitual entusiasmo português, essa maneira peculiar de lidar com as tradições e as lideranças, isto é, cada um à sua maneira, um mesmo flirt livre e um bocadinho individualista no relacionar-se com a autoridade política e religiosa, baralhando as contas de sociólogos e as análises dos filósofos quanto aos cruzamentos possíveis entre crenças e pertenças, que o povo não é parvo nem é de dar confianças.

Mas, que importa isso, se «temos Mãe!», como sublinhou o Pontífice, querendo ajudar o mesmo bom povo a desembaraçar-se das práticas de «santinhas», às vezes mais exploradas do que o sempre difícil seguimento de Cristo, avesso a privilégios, mundanidades e magias. Mas o Papa da ternura e da humildade não deixou de colocar cada pessoa de bem no centro de tudo, invocando o «cumprimento dos deveres de estado», isto é, a vida quotidiana e as responsabilidades de qualquer cidadão, instando à mobilização contra a indiferença e descrevendo a Igreja de daqui a bocadinho como uma Igreja missionária, acolhedora, livre, fiel, «pobre de meios e rica no amor», ou seja, uma Igreja em processo constante de conversão e que se dirige prioritariamente aos deserdados, aos infelizes, aos excluídos, aos abandonados, aos injustiçados. E, já hoje, nunca fez tanto sentido histórico invocar os órfãos, as vítimas mais inocentes e massivas da violência da guerra, da fome, da insegurança, da doença evitável e da precarização do trabalho, da família e da educação.

A viagem do Papa Francisco também foi um êxito pela perfeita prestação das forças de segurança e pela alegria multigeracional do acolhimento manifestado pelo «Esperançoso Portugal», tão cedo encomendado à protecção da Virgem Maria, negando a ideia fácil de que a Igreja só atrai os velhos. É de realçar a boa cobertura oferecida pelos meios de comunicação social, obrigados a atender aos gostos do povo mas tantas vezes emocionados com a fé e a coragem dos peregrinos. E até pode ser que o Papa Francisco também tenha notado como os portugueses são especiais ao olhar aquele magnífico mar de velas que iluminou a noite em vigília, uma manifestação de fé única, de invenção e prática popular daqueles que há muito se assumem, pelo menos por alguns dias, como parte de um «manto de luz».

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Galhardo
    23 mai, 2017 Lisboa 22:38
    É com pena que noto que os comentários contra o artigo de Cristina Sá Carvalho são censurados. É inacreditável como a postura da Renascença diante daqueles que estão contra a opinião de Cristina Sá Carvalho seja a mesma que aqueles que dominaram a nossa comunicação social, desde 1926 até ao 25 de Abril de 1974. Se censuram aqueles que não gostam do artigo, é porque têm medo da verdade.
  • MASQUEGRACINHA
    23 mai, 2017 TERRADOMEIO 16:08
    Excelente artigo. Quando a articulista está inspirada, consegue triangular com elegância razão-fé-coração... terreno pedregoso. E escreve muito bem, aprecio particularmente aquela pitadinha de ironia fina e sonsa, prova de que usa os olhos para ver. Dá-me sempre gosto lê-la.