Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Primeiro em tudo

22 mai, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Benfica deve ser considerado o justo vencedor do campeonato da primeira Liga, ainda que isso nem sempre seja bem aceite pela sua concorrência mais directa.

Chegou ao fim mais um campeonato nacional de futebol, arduamente disputado ao longo de 34 jornadas e que teve um vencedor justo em todos os domínios do jogo.

Com efeito, o Benfica conseguiu a maior pontuação entre os 18 concorrentes, e é aí que começa verdadeiramente a vitória final. Depois, olhando para a classificação final verificamos que a equipa liderada por Rui Vitória somou o maior número de triunfos, 25, teve o maior número de golos marcados, 72, foi a defesa menos batida, 18 golos.

Os tetra-campeões nacionais terminaram a maior prova do calendário português com seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Futebol Clube do Porto, e 12 pontos sobre o seu tradicional rival lisboeta, o Sporting Clube de Portugal.

Não adianta, pois, tentar encontrar razões que pretendam contrariar a verdade dos números.

O Benfica comandou a classificação geral desde a quinta jornada, mantendo-se portanto no comando da mesma durante trinta jornadas consecutivas.

O triunfo de agora dos benfiquistas é sobretudo o resultado de um trabalho bem estruturado por pessoas competentes e atentas a todas as realidades. Mas seria injusto não colocar em plano de destaque duas figuras do universo encarnado, Luis Filipe Vieira e Rui Vitória.

O primeiro, porque teve a capacidade de saber interpretar a ambição dos seus adeptos adoptando medidas adequadas em todos os domínios e aparecendo apenas quando as circunstâncias assim o recomendavam.

O treinador, porque foi a pedra angular de uma estratégia que traçou um rumo e o manteve, sem desvios, até ao fim. O facto de ter sabido preservar o grupo sob seu comando, e conseguido mantê-lo coeso em todos os momentos, é, talvez, a sua maior virtude.

Por tudo isto o Benfica deve ser considerado o justo vencedor do campeonato da primeira Liga, ainda que isso nem sempre seja bem aceite pela sua concorrência mais directa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • manuel gomes
    23 mai, 2017 13:12
    a verdade dos números Sr. Ribeiro Cristóvão, ai é que está o cerne da questão, por essa verdade de La palisse o Benfica é um justo campeão, lembra-se do penalty no Estoril que lhe deu 3 pontos, lembra-se do penalty com o Boavista em casa que lhe deu 3 pontos, e outras situações mais, isto é o mesmo que um patrão dizer que paga 3.000 euros por mês a um empregado e não lhe dar nenhum. Disse também que é um trabalho bem estruturado, sem duvida nenhuma , lembra-se de um presidente que disse que para ser campeão era preciso ter as pessoas no lugar certo, isso já começou a acontecer a alguns anos desde o tempo do celebre Ricardo Costa, que para um certo e determinado clube não ser campeão castigou vários jogadores do clube que ia em 1º , verdade dos números e os números não enganam, é como o algodão, só enganam a quem está distraido
  • António José
    22 mai, 2017 Almada 20:58
    Tudo o que vem do SLB pouco me interessa, a não ser vencer com desportivismo o todo poderoso. Como costumo dizer os Donos Disto Tudo... Desde a final perdida para o CSKA em 2004/2005 que percebi não haver um espírito patriótico, tanta foi a euforia dos adeptos do SLB, e daí nada como mudar de atitude - do SLB nada me interessa ... Ressabiado nem isso nem zangado... Muitas asneiras feitas pelo SCP, também... O sistema está bem montado desde o tempo do Estado Novo: o SLB congregava no Futebol, Fátima na religião e o Fado na canção... Há dias tivemos o mesmo com a alteração de Fado por Festival... Eu na semana passada fiquei-me por Fátima onde sempre volto não para pagar promessa mas para rezar à Nossa Mãe... E voltando ao Futebol espero que na próxima época o SCP seja campeão... Vou continuar a lê-lo Sr. Ribeiro Cristóvão.
  • Henrique Vila Forte
    22 mai, 2017 Algés 14:08
    Parabéns Sr.RC pela bela peça que escreveu, não é só de bom observador do fenómeno futebol, como mostra uma imparcialidade e rigor a toda a prova, pois todos sabemos para onde pende o seu coração clubístico. Gostaria que as pessoas que discordam, com todo o direito, que revissem o que se passou durante a época e nesta parte final, com ataques de todo o lado e sobre todas as formas. Até houve um clube que beneficiou e de que maneira, por alguma razão o seu velho estádio foi inaugurado a 28 de Maio (quem foi mais?), do salazarismo e de uma maneira pouco digna vem levantar fantasmas políticos do passado, num clube (Benfica) onde eles nunca existiram. Estudem a história dos clubes com honestidade e terão muitas surpresas que os deixarão embatocados. Melhores cumprimentos e boas férias, Henrique Vila Forte
  • Agostinho Couto
    22 mai, 2017 USA 10:25
    Pois e nada melhor que passar uma ,,esponja molhada sobre tudo o que se passou durante a epoca ,,realmente se jornalismo e isto ,,,eu sou dos melhores que existe e nem sequer escrevi ,,uma unica letra em qualquer ,,meio de ,,,desinformacao
  • De Cabeça
    22 mai, 2017 lisboa 10:03
    Líder desde a 5ª jornada, maior nº de vitórias, maiis golos marcados, menos golos sofridos e ainda, menos penaltis a favor (e muito menos que o SCP só para ser justo). Uma equipa unida perante dificuldades de lesões atrás de lesões. Um verdadeiro grupo, humilde mas ambicioso. Um clube que se concentrou em si e não no que se passava à sua volta. Dos rivais veio a conversa habitual para denegrir: a cartilha, a liga Salazar. a mão de Pizzi e o Jorge Sousa, os vouchers. Discurso insuficiente e que só satisfaz os menos atentos.