Tempo
|

José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

Nas vitórias, lembrar as derrotas

• Opinião de José Luís Nunes Martins


Quantos fracassos custa um sucesso?

A vitória, quando se alcança com mérito e de forma justa, é sempre louvável e admirável. Mas vencer e continuar humilde é uma recompensa ainda maior.

Em tempo de êxito, importa concentrarmo-nos nos derrotados:

- Os que, pelo nosso triunfo, foram ultrapassados. Esses merecem o nosso respeito, mais do que nunca. Até porque alguns nos respeitarão mais do que alguma vez os respeitaríamos, se tivessem sido eles a alcançar o lugar de topo.

- Nós mesmos, quando falhamos. Importa refletir de forma profunda sobre o que sentimos, como pensamos nessas ocasiões e reformular essas supostas verdades, pois, tantas vezes, são mentiras que contamos a nós mesmos e nas quais também acreditamos.

- Aqueles que falham repetidas vezes sem perder o entusiasmo. Não deixam de acreditar em si, e só fracassam porque estabelecem metas bem altas, que não desistem de alcançar. E que, de forma verdadeira, honesta e empenhada, recusam baixar as fasquias que se propõem ultrapassar. Esses, apesar das aparências, serão sempre vencedores, talvez ainda mais do que quaisquer outros.

- Há ainda os que se perdem. São derrotados desde o instante em que desistem de lutar, renunciando a si mesmos e aos combates que lhes são possíveis... Perdem, porque se perdem.

Por outro lado, sempre que forem outros a vencer nas lutas em que também entramos, devemos respeitá-los por haverem tido mais talentos e forças, por terem talvez acreditado mais.

Por fim, importa não esquecer jamais que a pior derrota é aquela que se considera definitiva, tal como uma vitória pode ser a pior das derrotas senão se for capaz de a pensar e sentir apenas como um momento passageiro da história.

Os humildes nas vitórias são grandes até nas derrotas.



(ilustração de Carlos Ribeiro)
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.