Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Ribeiro Cristóvão

Rombo no casco

19 mai, 2017 • Ribeiro Cristóvão • Opinião de Ribeiro Cristovão


Depois de Bacelar Gouveia, no termo do mandato anterior, foi agora a vez de Vicente de Moura entrar em rota de colisão e depor as armas.

O comandante Vicente de Moura pediu ontem a demissão do cargo de vice-presidente do Sporting Clube do Portugal, com a responsabilidade maior pelas modalidades amadoras do clube.

Vicente de Moura não é uma figura menor do desporto nacional.

Praticou diversas modalidades e foi na natação que alcançou os maiores sucessos, tendo conquistado diversos títulos regionais e nacionais. Foi também dirigente prestigiado, tendo desempenhado diversos cargos, inclusive o de Presidente da Federação Portuguesa de Natação.

Mas o mais alto cargo que exerceu foi, no entanto, o de presidente do COP - Comité Olímpico de Portugal - em dois períodos distintos. Primeiro, entre 1990 e 1993 e, depois, de 1997 e 2013.

Ao Sporting, já tinha dado o seu contributo em 1995, na presidência de Santana Lopes, tendo regressado em 2013 a convite de Bruno de Carvalho, seduzido pelo projecto que por este lhe foi apresentado.

Vicente Moura foi responsável pelo regresso ao Sporting de duas modalidades, ciclismo e hóquei em patins, através das quais os leões conquistaram grandes sucessos no passado, e foram servidas por nomes inesquecíveis como Joaquim Agostinho e António Livramento à cabeça.

O comandante acaba agora de bater com a porta em Alvalade alegando razões de saúde, mas, sobretudo, por discordar com o conteúdo da última comunicação de Bruno de Carvalho na qual, além de anunciar a sua despedida do Facebook, lançou também fortes críticas ao desempenho das modalidades ditas amadoras.

O presidente do Sporting continua, assim, a provocar fortes rombos num caso que ainda há bem poucos dias parecia inexpugnável, e com muitos sócios e adeptos em “pé de guerra” devido ao texto recente que está a gerar as mais severas reacções.

Depois de Bacelar Gouveia, no termo do mandato anterior, foi agora a vez de Vicente de Moura entrar em rota de colisão e depor as armas.

Duas figuras prestigiadas, cujas saídas empobreceram os elencos que o presidente leonino havia construído, o segundo dos quais pode tornar-se susceptível de vir a desmoronar-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leão de Amsterdam
    21 mai, 2017 Amsterdam 08:59
    A idade tudo permite.Sinceramente acho descabida a reação violenta do Vicente Moura ás palavras lógicas do presidente que até o terá informado do seu conteudo antes de o publicar.Penço que ser o responsável por tantas modalidades amadoras levou o V.Moura a entrar em panico e vai daí reagir erradamente como o comandante ferido no seu orgulho,obrigado sr Vicente Moura pela sua dedicação ao nosso clube,outro sportinguista ocupará o lugar deixado por sí com tanto empenho como o sr fez.Obrigado tambem a Bruno de Carvalho por ter coragem de informar o vice presidente da realidade nua e crua da situação.O lugar deixado vago pode ser preenchido por alguem mais jovem
  • Arguto
    20 mai, 2017 Leiria 11:53
    Rombo ou REPARAÇÃO do casco?!! Sr Aziado Ribeiro Cristovão?!! Não teve um "tachinho" no SCP e ficou amuado?? Temos pena...
  • De Cabeça
    19 mai, 2017 lisboa 15:25
    Para quem desconhece, o Sr Ribeiro Cristóvão é um orgulhoso Sportinguista. Não me parece que este artigo seja contra o Sporting, nem me parece que um adepto sportinguista seja menos...sportinguista, apenas por discordar deste presedente. Atenção que o Sporting Clube de Portugal é um dos maiores clubes do mundo e existem valores, como a liberdade de expressão, que não podem ser questionados.
  • Vitor Lopes
    19 mai, 2017 Lisboa 13:58
    José Silva, afinal a doença do presidente do Sporting é contagiosa (AZIA)!.. não gosta de ouvir as verdades? Dizer as verdades é dizer mal?
  • José Silva
    19 mai, 2017 Porto 12:30
    Gostaria de comunicar à RR que o presidente do vosso clube( benfica), foi constituido arguido no caso BPN.
  • José Silva
    19 mai, 2017 Porto 12:17
    O sr: Ribeiro Cristóvão só vai deixar de dizer mal do Sporting, quando estiver no lugar de..Nuno Saraiva..!
  • Ricardo Alves
    19 mai, 2017 Lisboa 11:32
    Horror tragédia , um vice demite-se no mesmo dia em que o presidente do seu clube o SLB é descoberta mais uma vigarice no BPN , mas aí claro caladinho que nem um rato . Já agora sabia que o seu amigo PMR teve menos de 10% nas eleições ?vá lá não falou do "crime " que foi antecipar a gala isso para si deve ter sido um tiro no porta aviões ...