Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Treinadores em foco

18 mai, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Leonardo Jardim, Paulo Fonseca, Carlos Carvalhal e Sérgio Conceição são alguns dos portugueses que têm merecido atenção.

Voltamos hoje ao assunto “treinadores” porque há realmente boas razões para isso.

Num destes dias apontámos, com toda a justiça, a carreira de Leonardo Jardim à frente do Mónaco, onde acaba de alcançar o título de campeão nacional, o que já não acontecia há quase duas dezenas de anos.

A qualidade do trabalho do treinador madeirense atingiu patamares tais, que o seu nome é agora mais intensamente referido como um técnico pretendido por emblemas de maior dimensão do que propriamente o clube monegasco.

Vamos certamente continuar a ouvir falar muito de Leonardo Jardim.

Referência também importante deste meio de semana é Paulo Fonseca, que ontem garantiu a conquista da Taça da Ucrânia, após uma final muito renhida em que teve pela frente o seu maior e mais directo rival daquele país de leste, o Dínamo de Kiev.

Paulo Fonseca já havia chegado ao título de campeão nacional, com uma relevância muito especial. Basta referir que o seu clube, o Shakttar Donetz fez toda a campanha em estádio emprestado por força da guerra que devastou a sua cidade.

Na Inglaterra, Carlos Carvalhal não conseguiu o acesso à divisão principal, enquanto Marco Silva não teve capacidade para evitar a descida do clube que comanda ao escalão secundário.

No entanto, ambos têm merecido referências muito elogiosas ao seu trabalho, o que significa que tanto Carvalhal como Marco poderão continuar ao serviço do futebol britânico.

Uma nota ainda para destacar o trabalho de Sérgio Conceição à frente ao Nantes.

Tendo chegado àquele clube do norte de França quando as perspectivas apontavam para a descida de divisão, o antigo internacional portista recuperou a equipa e ei-la agora no sétimo lugar da classificação.

Os treinadores portugueses continuam na moda.

Oxalá assim se mantenham por muito tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho Couto
    19 mai, 2017 USA 00:40
    Ja agora que falam de treinadores com sucesso porque nao falar ,,Folha que guiou a equipa B do FCPorto a conquistar a Primeier luigue Cup em Inglaterra ,,ou isso ,,nao conta ,,para ,,comentadores ,,doentes ,,televisoes ,,doentias hhhaa ja sei ,,nao foi o tal clube dos ,,seis ,, milhoes ,, sendo assim nao interessa ou antes pelo contrario o que interessa e ,,esconder ,,camuflar ,,nao convem que se saiba ,, que esse clube ,,la de cima ,,,que nao tem tantos milhoes como ,,o tal garnde ,,conquista ,,trofeus ,,INTERNACIONAIS ,,, la fora ,,fora do ,,regime ,,isso e que vos ,,doi e a valer ,,mas paciencia ,la tera que ser ,,o FCPorto para ser granda nao precisa ,,de televisoes comentadores jornalista ,,basta'lhe so ,,,,,ser melhor que isso tudo ,, e o resto e ,,,conversa da treto'treta
  • João Coelho
    18 mai, 2017 Lisboa 11:16
    Acima de todos Rui Vitória! Mas esse não conta para o Sr Ribeiro Cristóvão! E não venham que estão a falar de "estrangeiros " ...