16 mai, 2017 • Fátima Casanova
Ler a factura do serviço de telecomunicações pode, por vezes, não ser fácil. Para evitar surpresas nos valores cobrados, é importante que leia o contrato que assinou com o fornecedor do serviço.
É nesse documento que vai encontrar o detalhe dos preços a pagar. Se os valores não corresponderem aos da factura, reclame por escrito.
Em alternativa, pode dirigir-se a uma loja e preencher o livro de reclamações.
Mas atenção: não deixe simplesmente de pagar o serviço. A falta de pagamento de facturas pode levar à suspensão do serviço e a medidas mais penalizadoras, como a penhora da casa.
Como posso evitar custos acrescidos na factura?
- Internet no telemóvel: para evitar ligações não pretendidas, por exemplo, quando usa determinadas aplicações, pode optar por barrar esse acesso.
- Saiba quais as chamadas incluídas no seu tarifário: um tarifário com chamadas gratuitas pode não incluir números iniciados por 6, 7 ou 8, que geralmente têm custos superiores aos de uma chamada normal.
Pode ainda tirar outras as dúvidas na secção do site ANACOM destinada ao consumidor.