Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Facturas de telecomunicações - 16/05/2017

Espaço do Consumidor

Telecomunicações. E se o valor da factura não estiver correcto?

16 mai, 2017 • Fátima Casanova


Saiba como evitar custos acrescidos e controlar os valores que lhe são cobrados.

Ler a factura do serviço de telecomunicações pode, por vezes, não ser fácil. Para evitar surpresas nos valores cobrados, é importante que leia o contrato que assinou com o fornecedor do serviço.

É nesse documento que vai encontrar o detalhe dos preços a pagar. Se os valores não corresponderem aos da factura, reclame por escrito.

Em alternativa, pode dirigir-se a uma loja e preencher o livro de reclamações.

Mas atenção: não deixe simplesmente de pagar o serviço. A falta de pagamento de facturas pode levar à suspensão do serviço e a medidas mais penalizadoras, como a penhora da casa.

Como posso evitar custos acrescidos na factura?

- Internet no telemóvel: para evitar ligações não pretendidas, por exemplo, quando usa determinadas aplicações, pode optar por barrar esse acesso.

- Saiba quais as chamadas incluídas no seu tarifário: um tarifário com chamadas gratuitas pode não incluir números iniciados por 6, 7 ou 8, que geralmente têm custos superiores aos de uma chamada normal.

Pode ainda tirar outras as dúvidas na secção do site ANACOM destinada ao consumidor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno
    16 mai, 2017 V.N.Gaia 19:06
    Não sei porque existe a Anacom! será só para empregar certos boys? porque as reclamações são tantas e esses Srs. nada fazem., por isso as operadoras fazem o que querem e lhes apetece e nada lhes acontece.ou seja, são outros donos disto tudo, até quando?
  • rs
    16 mai, 2017 lisboa 18:50
    Penhora da casa ? esta notícia deve ser encomendada para meter medo.. Primeiro em todas as situações de qualquer ramo, se uma factura está errada não devemos pagar, ao pagar estamos a aceitar esse valor. Sra Fátima Casanova por favor não venha tapar o sol com uma peneira e com estas notícias da treta e encomendadas!!
  • Sergio
    16 mai, 2017 Barreiro 18:40
    Alem da reclamação, habitualmente pago o valor do pacote e com os custos que adicionais que realmente consumi (sem querer ou nao). A diferença na factura acaba sempre por dar direito a receber chamada do departamento financeiro,
  • Lercorruptos
    16 mai, 2017 Pontinha 17:44
    De que adianta escrever no livro de reclamações???? Já fiz ene de reclamações da meo e a Anacom só responde que não é da responsabilidade deles!! Então de quem é???? Acorda Zé que já é de dia!!!!!!!
  • MAMM
    16 mai, 2017 LIsboa 17:43
    Se não está correcto; 1-Não se paga. 2- Reclama-se para a empresa. 3-Reclama-se nos conflitos de consumo. 4-Pede-se a anulação do contrato caso não surta efeito.