Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Treinador modelo

16 mai, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Fez história e foi ao serviço do Sporting que mais se destacou. Agora em França, Leonardo Jardim recolhe os frutos.

Madeirense nascido na Venezuela, Leonardo Jardim é, desde há algum tempo, considerado um dos treinadores europeus mais cotados no desempenho da sua profissão.

Começou por calcorrear clubes de média dimensão nos quais deixou logo uma marca de qualidade, mas foi ao serviço do Sporting que mais se notabilizou.

Fez história, e não apenas por isso. É que Jardim foi o primeiro treinador a trocar de clube resultando daí proventos para o seu empregador. Ao permitir a sua saída para o Mónaco, o Sporting arrecadou uma considerável maquia, um facto inédito entre nós.

Leonardo Jardim está este ano a colher frutos da qualidade do seu trabalhos e dos resultados inerentes. Por isso o clube monegasco está a um ponto de poder sagar-se campeão de França, ficando à frente do Paris Saint Germain, o que maiores investimentos tem feito, embora nem sempre com resultados correspondentes.

O Mónaco teve esta época, inclusive, uma participação brilhante na Liga dos Campeões Europeus devido, sobretudo, ao excelente aproveitamento que o seu treinador soube fazer dos recursos que lhe colocaram à disposição.

Pois bem, Leonardo Jardim acaba de ser eleito como o treinado francês do ano.

Um título que lhe foi atribuído pela Associação de Jogadores daquele país, numa altura em que há cada vez mais notícias no ar segundo as quais o técnico madeirense é pretendido por emblemas de maior cotação na Europa.

Aguardemos pelo futuro mais chegado de Jardim, um treinador que não se coloca em bicos de pés, antes certifica os resultados que obtém com base no mérito e na qualidade do seu trabalho.

Mas, em boa verdade, não podemos deixar de augurar-lhe uma carreira fantástica, quando tem ainda pela frente muitos anos de dedicação à profissão que abraçou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Amaro
    16 mai, 2017 Lagos 21:29
    O amigo Ribeiro Cristóvão andaxesquecido ou faz se esquecido. Então o Bobby Robson quando foi para Barcelona o Futebol Clube do aporto não foi compensado? E o José Mourinho quando foi para o Chelsea o Futebol Clube do Porto também não receber nemhuma compensação? É tão grande o facciosismo que até esquece o passado.