Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Glória aos vencedores, honra aos vencidos

15 mai, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Estão de parabéns os responsáveis do Benfica, todos os jogadores, e em especial o treinador Rui Vitória, tantas vezes alvo de críticas.

A uma jornada do termo do nosso campeonato é já conhecido o seu vencedor, o Benfica. Suportado por uma época de grande regularidade, mesmo sem ter jogado o melhor futebol em algumas das 33 jornadas já transcorridas, ao tetra-campeão assenta na perfeição o título acabado de conquistar.

Houve dúvidas quase até ao fim, mas o jogo frente ao Vitória de Guimarães, sábado à noite, no Estádio da Luz, dissipou-as completamente. De facto, aquele foi, talvez, o melhor jogo de todo o campeonato realizado pela equipa comandada por Rui Vitória.

A explosão de alegria deu-se logo a seguir. E, por todo o país e alguns pontos do estrangeiro, confirmou-se a universalidade de um clube que passou a ostentar justamente o galardão de um título repetido pela quarta vez.

Estão de parabéns os responsáveis, à frente dos quais o presidente Luís Filipe Vieira, todos os jogadores do plantel, e em especial o treinador Rui Vitória, tantas vezes alvo de críticas nem sempre justificadas, mas que nem por isso deixou de passar permanentemente uma forte imagem de serenidade e confiança em todos quantos com ele trabalham.

Logo a seguir situam-se, por esta ordem, FC Porto e Sporting. Mesmo aceitando algumas justificações para a época menos boa, a verdade é que terão ambos forçosamente de reconhecer o mérito do adversário que agora lhes fica à frente.

Mas não é menos certo que também dragões e leões ficaram com boas razões para se lançarem ao trabalho na próximo temporada na expectativa de que a próxima temporada lhes possa trazer algo de novo e diferente, para melhor.

Glória aos vencedores e honra aos vencidos. Mesmo com uma ronda por cumprir, que se enterrem todos os machados de guerra que alguns andaram meses a fio a esgrimir.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Cabeça
    16 mai, 2017 lisboa 10:13
    Senhor Agostinho, a análise não deixa de ser séria por ser diferente da sua. Respeite as opiniões diferentes e igualmente sérias sff
  • Agostinho Couto
    15 mai, 2017 USA 23:41
    Hipocrisia e tudo o que se pode dizer ,,estes comentadores da ,praca parece que andaram o ano todo com os ,,olhos tapados , foi ,,tudo ,,limpinho ,,limpinho ,como dizia alguem a aqui uns ,,anos atraz e agora e ,,tudo merecido ,, tudo ,,leegggal ,,hipocritas teem medo de ,,perder o tacho e dizer a ,,verdade ,,verdadeira ,,,,,hipocrisia ,,jornaleireca de ,,meia tigela ,, ou pensam que ,,somos todos ,,tapados ,,estupidos ,,,puxem o filma atraz e facam uma analize ,,seria exenta honesta ,,,aaahhhh sim terao sempre o problema de ,,perder o tacho ,,,,,
  • João Coelho
    15 mai, 2017 Lisboa 23:15
    "Alguns pontos do estrangeiro " ??? Luanda, Maputo, Cabo Verde , Rio de Janeiro , Brasilia , Paris , Londres ,Díli Nova Iorque, e tantos outros! Alguns ? Sr Ribeiro Cristóvão???
  • Henrique Vila Forte
    15 mai, 2017 Algés 15:54
    Sr.RC: boa crónica, bem equilibrada, séria, sem entrar em controvérsias, que no futebol já há de mais. Tudo o que disse do Benfica acho eu é verdade, só penso que se se tivesse lembrado que o Benfica durante a época teve permanentemente seis a sete jogadores lesionados, uma boa parte vindos das diversas selecções nacionais... O que teriam feito os outros se lhes tivesse acontecido isso? Melhores cumprimentos, Henrique Vila Forte PS - Congratulo-me com o facto de um dos dois melhores árbitros nacionais, o Sr. Artur Soares Dias, voltar a saber marcar penalties, o que não tinha acontecido em Alvalade!!!
  • De Cabeça
    15 mai, 2017 lisboa 09:12
    Altamente criticavel a posição oficial do FCP no Dragões Diário, criticando os membros do governo qu estiveram na luz e misturando a Caixa Geral de Depósitos e alegadas dívidas pessoais de Vieira. Cai por terra o comunicado de pacificação do futebol feito a semana passada em conjunto com o SCP. Linguagem do mais baixo nível, apelidando esta liga como Liga Salazar. Quanto ao Tetra do Benfica, nem sempre bem jogado, feliz em alguns momentos, mas inteiramente justa. Perante tantas contrariedades, o Benfica manteve o foco e a união em torno do seu jogo, do seu trabalho como equipa. e dos sus objetivos.