Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Clérigos - 05/05/2017

O Mundo em Três Dimensões

75 metros em seis andares que se sobem em 240 degraus

05 mai, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A Torre dos Clérigos é uma das principais imagens de marca da cidade do Porto e um dos mais notáveis monumentos nacionais. Foi distinguida com o Europa Nostra, o prémio europeu para património cultural. Até ao final de Abril, os Clérigos foram visitados por cerca de 200 mil pessoas, que é um terço do total de visitantes do ano passado. Em 2016, o monumento recebeu 625 mil visitantes, mais 125 mil do que em 2015. Actualmente dois em cada três turistas na Torre dos Clérigos são estrangeiros.

Até ao final de Abril, os Clérigos foram visitados por cerca de 200 mil pessoas, que é um terço do total de visitantes do ano passado. Em 2016, o monumento recebeu 625 mil visitantes, mais 125 mil do que em 2015. Actualmente dois em cada três turistas na Torre dos Clérigos são estrangeiros.

De acordo com a Irmandade dos Clérigos, o Brasil é o país não europeu com maior número de turistas curiosos por fazerem a subida à torre e a visita ao museu e à Igreja.

A Torre dos Clérigos é também o único monumento europeu com concertos todos os dias ao meio-dia. 365 dias por ano.

São os tempos modernos de um ex-libris do Porto que teve tantas e tantas funções ao longo da História: serviu para marcar o tempo (através de um disparo diário de pólvora seca que assinalava o meio dia), foi telégrafo comercial, marco de orientação para as embarcações que no rio Douro, serviu para hastear a bandeira que assinalava a chegada do "paquete" para que os comerciantes soubessem da sua aproximação à cidade e foi ainda ponto estratégico para combates militares e políticos.

Hoje é uma das mais importantes atracções turísticas da cidade do Porto e do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.