Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Solara4 - 04/05/2017

O Mundo em Três Dimensões

130 mil com energia solar gerada a partir do sol do Algarve

04 mai, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A Solara4, que será no futuro a maior central fotovoltaica da Europa, vai nascer em Alcoutim e terá uma capacidade de produção eléctrica anual de 400 gigawatts por ano. Dava para alimentar duas vezes a cidade de Faro. Ou então para levar energia a concelhos como, por exemplo, Coimbra, Leiria, Maia, Famalicão ou Vila Franca de Xira.

100% limpo. Sem gases poluentes. Menos 220 mil toneladas de dióxido de carbono para iluminar os lares portugueses. Ou pelo menos, as famílias algarvias.

Este parque de 600 hectares de painéis fotovoltaicos implica um investimento de 200 milhões de euros para criar 600 novos postos de trabalho durante os dois anos de construção.

E isto é importante, sobretudo na perspectiva de fixar população jovem no concelho.

O projecto Solara4 instala-se naquele que é um dos municípios com dimensão populacional mais reduzida. Alcoutim tem actualmente mais ou menos 2.500 habitantes. E desses, 1.130 têm 65 ou mais anos. É o concelho mais envelhecido do país.

Por cada 100 jovens, há 666 idosos, que é seis vezes mais do que a média da região do Algarve que está mais ou menos em linha com a média nacional.

E isto tem o seu quê de irónico: um concelho com tão pouca gente tem uma das maiores exposições solares da Europa, que possibilita a geração de electricidade para cidades com perto de 130 mil habitantes. Ou seja, a Solara4 daria para alimentar 52 vezes o pequeno concelho de Alcoutim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.