Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Maddie 10 anos - 03/05/2017

O Mundo em Três Dimensões

10 anos e 14 milhões de euros depois, o que é feito de Madeleine McCann?

03 mai, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Passam hoje 10 anos sobre o desaparecimento de Madeleine McCann, a menina britânica de três anos que desapareceu na Praia da Luz, no Algarve. Na altura, a criança dormia num quarto de um aldeamento turístico da Praia da Luz, no Algarve, com os dois irmãos gémeos, mais novos. As investigações já consumiram 14 milhões de euros e, até hoje, ainda não se sabe ao certo o que poderá ter acontecido à pequena Maddie.

O caso chocou a opinião pública em Portugal e no Reino Unido e suscitou enorme controvérsia nos dois países.

A começar pelas críticas da comunicação social britânica à actuação alegadamente ineficaz das autoridades portuguesas, passando também pela alegada responsabilidade dos próprios pais no desaparecimento da menina. 10 anos depois, a história de Maddie é tudo menos clara.

Ao longo do tempo, a polícia britânica reviu 40 mil documentos, recolheu mais de 1.300 depoimentos, analisou mais de 1.000 objectos, determinou mais de 7.000 diligências, fez quatro apelos públicos a quem pudesse ter informações sobre o paradeiro da menina.

A investigação deste caso consumiu 14 milhões de euros. E o trabalho das autoridades não estará terminado pelo menos enquanto a Scotland Yard acreditar que há pistas suficientemente credíveis para continuar à procura de Maddie.

Actualmente há 560 linhas de investigação possíveis.

A verdade é que já lá vão 10 anos e nada se sabe sobre o que verdadeiramente aconteceu à menina loira de três anos cujo retrato se multiplicou nas ruas, nas televisões aqui e lá fora.

Mas há quem diga não ter dúvidas sobre o que aconteceu à pequena Maddie: Gonçalo Amaral, ex-inspector da Polícia Judiciária, sempre questionou a possibilidade de rapto e responsabiliza os pais pela alegada morte da criança.

Os fundamentos desta tese deram origem a um livro que já vendeu mais de 180 mil exemplares e que ofendeu Gerry e Kate McCann que quiseram obrigar o ex-inspector a pagar uma indemnização de 500 mil euros e a suspender a venda de ‘Maddie: a Verdade da Mentira’

Mas o Supremo Tribunal de Justiça deu razão a Gonçalo Amaral, ao abrigo do direito de exprimir opinião. E anulou também a proibição de venda do livro.

Em entrevista à BBC, os pais de Maddie dizem que querem agora que o caso seja decidido pela justiça europeia.

E enquanto isso, a polícia britânica tenta esgotar todas as pistas possíveis.

E até recebeu mais 100 mil euros para prosseguir as investigações. Até Setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • mara
    17 mai, 2017 Portugal 08:39
    Tenho imensa pena deste caso, do caso Rui Pedro e casos em que crianças sejam maltratadas, a mãe de Rui Pedro tem-me comovido muito, vê-se nela sofrimento horrível, sei que a nossa cultura é diferente da inglesa, destes pais confesso apenas sinto revolta por terem deixado as crianças para ir para a farra, num País estrangeiro e a forma como estão sempre disponíveis para as fotos nas Tvs...Que Deus seja servido que se saiba o fim das crianças...
  • Hipotese não provada
    03 mai, 2017 Sintra 17:59
    Salvo erro, a miúda era hiperactiva e como tal tomava medicação. Os pais queriam ir jantar fora nessa noite. Sem um, do outro saber, ambos deram a medicação à miúda e o excesso revelou-se fatal. Antes de o alarme ser dado, desfizeram-se do cadáver e a partir daí, foi só inventar.
  • Luis
    03 mai, 2017 Lisboa 11:36
    Perguntem aos pais. Há 48 perguntas a aguardar resposta.