Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Poluição sonora - 27/04/2017

O Mundo em Três Dimensões

100 milhões de europeus estão diariamente expostos a níveis de ruído que excedem os limites legais

27 abr, 2017 • André Rodrigues


O tráfego rodoviário é o principal causador de poluição sonora na Europa. Mas, de uma maneira geral, o sector dos transportes representa um perigo para a saúde auditiva dos europeus. Os comboios são os segundos maiores poluidores acústicos, seguem-se os aviões e as fábricas em zonas urbanas. Todos os dias, 100 milhões de europeus estão expostos a níveis de ruído diurno superiores a 55 decibéis, que é o limite definido pela União Europeia. Mas há pior: aproximadamente 32 milhões de europeus são vítimas de uma poluição acústica que excede os 65 decibéis.

Um em cada cinco residentes na União Europeia corre o sério risco de ficar surdo ainda jovem por causa da poluição sonora.

O que significa que, com o tempo, a consequência será a perda da escuta da rádio ou da sua música favorita. Ou, pior ainda, as conversas com os familiares e com os amigos tornam-se uma missão praticamente impossível.

Por outro lado, a exposição contínua a níveis extremos de ruido pode causar disturbios do sono e, por essa via, má disposição, depressões, doenças cardiovasculares, hipertensão, morte prematura.

Mas o problema não é de agora.

Mais de 20 anos volvidos, o cenário mantém-se inalterado.

Em 1996, o Livro Verde para as futuras políticas relativas ao ruído, elaborado pela Comissão Europeia, mostrava que cerca de 20% da população europeia estava diariamente exposta a níveis de pressão sonora acima dos limites.

Ou seja, um em cada cinco europeus expostos a um nível de ruído igual ou superior a 56 decibéis, o nível a partir do qual ocorrem as perturbações do sono que desencadeiam todos os outros problemas.

Em termos económicos, há 20 anos, o ruído ambiental representava um custo para a sociedade de, aproximadamente, 0,2 a 2% do Produto Interno Bruto de cada estado-membro da União Europeia.

O que significa que, no caso português, em 1996, o excesso de ruido custou aos contribuintes qualquer coisa como um milhão e 900 mil euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.