Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Lixo - 26/04/2017

O Mundo em Três Dimensões

Ritmo de consumo anual dos portugueses gera 453 quilos de lixo por pessoa

26 abr, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


O problema é que estamos a consumir muito mais do que aquilo que produzimos: dados recentes da associação ambientalista Quercus, indicam que Portugal necessita de 2,3 planetas Terra para alimentar o nosso estilo de vida.

Os dados mais recentes, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), são de 2014 e revelam que, nesse ano, Portugal produziu mais de quatro milhões e setencentas mil toneladas de resíduos. Só que mais de metade foram parar a aterros sanitários. Apenas 48% do lixo produzido foi para reciclagem.

O que significa que 52% dos portugueses preferem não se deslocar – por vezes – meia dúzia de metros da porta de casa até ao ecoponto mais próximo para depositar os resíduos que produzem.

E nesses incluem-se as caixas de cartão, o papel, as embalagens de plástico, as garrafas de vidro e as pilhas. Ao todo, 640 mil toneladas de lixo que podem chegar às 760 mil se somarmos os resíduos orgânicos - simplificando, restos de comida, por exemplo.

O periodo anterior à troika coincidiu com mais produção de resíduos, sobretudo impulsionada pelo consumo. Em 2009, foram produzidos cinco mil e quinhentos milhões de toneladas de resíduos a uma média de 520 quilos por português.

Daí em diante foi sempre a descer até 2014, o primeiro ano em que se registou uma ligeira melhoria nos índices de consumo.

O problema é que estamos a consumir muito mais do que aquilo que produzimos: dados recentes da associação ambientalista Quercus, indicam que Portugal necessita de 2,3 planetas Terra para alimentar o nosso estilo de vida. Em 190 países, a nossa pegada ecológica ocupa a posição 62. E já é assim há cinco anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.