Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Coração - 19/04/2017

O Mundo em Três Dimensões

Mais de quatro mil portugueses morrem todos os anos de ataque cardíaco

19 abr, 2017 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A saúde do coração pode ser prolongada em pequenos grandes gestos, que passam por melhor alimentação e mais exercicio físico. E isso pode ser uma grande ajuda para prevenir ataques cardíacos. E em Portugal, mais de quatro mil pessoas morrem por ano, vítimas de enfarte agudo do miocárdio. É uma pequeníssima parcela dos mais de 17 milhões de pessoas que todos os anos morrem de doenças cardiovasculares, em todo o mundo. E, entre estas incluem-se - além das doenças cardíacas - o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que continua a ser a principal causa de morte e invalidez em Portugal.

De acordo com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, cerca de dois terços de mortes prematuras e um terço das doenças nos adultos estão associadas a condições ou comportamentos iniciados na juventude, incluindo o uso do tabaco, a falta de actividade física e a alimentação pouco saudável.

E quando falamos de mortes prematuras, elas ocorrem antes dos 70 anos.

Mas isto não é uma inevitabilidade. A boa notícia é que um grupo de cientistas britânicos criou um algoritmo capaz de melhorar a prevenção do risco cardiovascular. O sistema foi experimentado em 378 mil pacientes, tendo por base - entre outros factores - a idade, o colesterol e a tensão arterial.

Em 73% dos casos foi possível prever correctamente o risco de ataque cardíaco. Ou seja, três em cada cinco pacientes. E segundo os investigadores do Reino Unido, a média tende a melhorar porque o algoritmo vai-se aperfeiçoando à medida que é utilizado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 21 ago, 2021 Faro 15:34
    Então não faz muito sentido prosseguir com esta vacina experimental, cujos efeitos secundários principais são os coágulos e as miocardites, sobretudo em jovens. E com a desculpa de se estar a proteger a saude das pessoas... Ou será que dá jeito? Assim as mortes ficam camufladas, e já não se atribuem à vacina.