Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Moeda antiga - 17/04/2017

O Mundo em Três Dimensões

Escudos perdidos nas gavetas dos portugueses valem 250 milhões de euros

17 abr, 2017 • André Rodrigues


É possível que já lhe tenha dado aquela vontade de voltar a fazer compras no velho escudo, principalmente na vertigem da incerteza quanto ao futuro do Euro, a moeda que adoptámos há precisamente 15 anos. Passado todo este tempo, há mais de 15 mil milhões de euros em moedas antigas espalhados pelos 19 países da moeda única. É aquele dinheiro perdido nas fendas dos sofás, esquecido nos fundos das gavetas. Ou valorizado como memória material, nas capas arquivadoras dos coleccionadores de moedas.

De acordo com a agência Bloomberg, que analisou os relatórios dos 19 bancos centrais da zona Euro, estes 15.000 milhões em moeda saída de circulação correspondem aproximadamente ao custo anual das importações da Letónia. E cerca de metade desse tesouro está escondido na Alemanha: 6.500 milhões de euros em marcos, isto apesar dos germânicos terem tido 10 anos de avanço em relação aos outros europeus para trocarem a sua antiga moeda.

Segue-se o franco francês, a peseta espanhola, a lira italiana, o florim holandês, o xelim austríaco, o dracma grego, a libra irlandesa e finalmente o escudo.

Portugal tem 250 milhões de euros perdidos por aí. Um valor que corresponde ao investimento na travessia ferroviária da ponte 25 de Abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rosa Mistica
    17 abr, 2017 http://www.mensajesdelbuenpastorenoc.org/ 23:01
    Filhos, dois grandes acontecimentos marcarão o vosso futuro. Primeiro a queda da economia mundial, em segundo o cisma, rebelião de alguns purpurados que dividirão a Igreja, fazendo tremer seus alicerces, porém jamais a derrubarão. As economias nacionais debilitar-se-ão paulatinamente assim como a estabilidade mundial. Esta instabilidade está planeada há muito, pelas elites, para desestabilizar os mercados e darem inicio à era do Microchip. Um atentado, a um estadista será o rastilho, que fará com que a economia mundial caia definitivamente. A humanidade ficará atónita, e o mundo entrará em convulsão, as elites Iluminatis se aproveitarão deste facto, para derrubarem a economia mundial. Inicia-se o uso obrigatório do Microchip. Muitas nações cairão em bancarrota. Os grandes da Terra aproveitar-se-ão das nações pobres e submete-las-ão à escravatura. A banca mundial, dirigida pelas elites, será a primeira a declarar a quebra; todo está planeado para fazer crer a humanidade que a única maneira de sair da grande recessão económica, será adoptado um novo sistema que se manejará por créditos, (pontos) os quais só se outorgarão na proporção de cidadãos Chispados. Será a era do dinheiro de plástico cujo, lastro é a proporcionalidade da população chipada. O papel moeda desaparecerá para sempre. Assim se cumpre as Palavras do Apocalipse: fará com que pequenos e grandes, ricos e pobres, recebam uma marca na mão direita de forma que ninguém possa comprar ou vender, sem que seja marcado