Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Lego - 12/04/2017

O Mundo em Três Dimensões

E se, de repente, voltássemos todos a fazer Lego?

12 abr, 2017 • André Rodrigues


Para muitos não é só um mero passatempo de crianças. Deve andar por aí muito adulto que de certeza que ainda gosta de criar casas, cidades, todo um mundo encaixado em pequenas peças. Quanto mais não seja, enquanto brinca com os filhos. E é isso que confirma a Lego como um fenómeno mundial que não pára de crescer. No ano passado, a empresa fundada há 85 anos pelo carpinteiro dinamarquês Ole Christiansen facturou 5.000 milhões de euros. É o maior volume de facturação alguma vez alcançado pela Lego.

Sabia que há 2.400 formatos diferentes de tijolos Lego? E que, desde 1949, já foram fabricados mais de 400.000 milhões de peças?

E mais de 400 milhões de crianças já brincaram com Legos. Crianças em idade e em atitude. Porque velhos são os trapos. E devemos sempre manter bem viva a criança que há em nós.

Até porque, atendendo à dimensão populacional da Terra - com 6.000 milhões de habitantes - cada um tem direito a 62 peças de Lego. Seria um desperdício não aproveitar.

Além disso, estas pecinhas são tão versáteis que a empresa estima que, com apenas 6 tijolos pode-se obter mais de 900 milhões de combinações diferentes e coloridas.

Porque os Legos têm 53 cores diferentes.

19.000 milhões de componentes são produzidos por ano, o que dá uma média de 36.000 Legos por minuto.

E porque as distâncias normalmente costumam servir de medida para entender a dimensão dos fenómenos, retenha só mais estes números: todos os Legos vendidos num ano davam cinco voltas à Terra. 40 mil milhões chegariam até à Lua.

Por mero acaso, ou talvez não, a série 'Lego Star Wars' é a linha mais bem-sucedida de toda a história da empresa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Thiago
    12 abr, 2017 Porto 13:49
    E temos também a lego educacional onde as crianças montam e programam robôs para trabalharem de forma autônoma