Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Consumo de peixe - 11/04/2017

O Mundo em Três Dimensões

170 gramas por dia. Portugueses são os maiores consumidores europeus de peixe

11 abr, 2017 • André Rodrigues


Se comessemos apenas o peixe pescado em Portugal não teríamos mais peixe para o que resta do ano. O alerta é feito por um conjunto de Organizações Não Governamentais portuguesas ligadas à pesca: cada português consome uma média anual de 62 quilos de peixe. Dividindo isto pelos 365 dias do ano, cada um de nós come aproximadamente 170 gramas de peixe todos os dias. Estamos três vezes acima da média da União Europeia.

Por esta altura já deve estar a pensar: 'então e as sardinhas dos Santos Populares?'

Não se preocupe. O pior que lhe pode acontecer é ter de pagar um pouco mais por quarteirão porque a escassez do peixe faz disparar o preço. E deve também fazer disparar a consciência.

Porque quando as ONG ligadas à pesca alertam para a escassez de peixe, o que lhe estão a dizer na verdade são três coisas que deve reter: em primeiro lugar, é óbvio que este nosso apetite por peixe vai conduzir a um acelerado esgotamento de recursos. Por outro lado, os barcos portugueses fornecem apenas um quarto do peixe que consumimos. Os outros três quartos são importados. O que significa que, estando Portugal entre os maiores consumidores de peixe do mundo, estaremos certamente a contribuir para um desequilibrio de espécies noutros pontos do globo. E o salmão, muito apreciado pelos portugueses, é um bom exemplo.

E enquanto isso, desperdiçamos o peixe português. Sabia que boa parte do stock de cavala destina-se à alimentação do peixe criado em aquacultura?

Mas não é tudo: desde a adesão à Comunidade Económica Europeia, depois rebaptizada como União Europeia, Portugal tem assistido à diminuição do número de pescadores, embarcações e empresas de pesca.

Dados de 2016 do Instituto Nacional de Estatística - relativos a 2015 - indicam que o país tem aproximadamente menos 18 mil pescadores do que há 30 anos.

Neste espaço de três décadas, Portugal perdeu mais de metade da frota.

A consequência: é que em 1986, Portugal produzia 70% das suas necessidades de abastecimento interno.

Actualmente, só capturamos pouco mais de 30% do peixe de que necessitamos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Ferreira da Sil
    20 abr, 2017 Gaia 09:00
    Somos obrigados a concluir , pelo acima exposto que estava-mos bem melhor antes de entrar na UE . A tendencia de importação a subir e a produção nacional a diminuir agravou-se com o euro.