Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

​As boas decisões deixam-nos sós

• Opinião de José Luís Nunes Martins


Quando escolhemos bem e escolhemos o bem, acabamos, na maior parte das vezes, mais sós. Talvez por isso haja tantas pessoas a fazer escolhas erradas, pois assim continuam com o conforto de estar perto de mais pessoas como elas.

É aparente, as escolhas certas aproximam-nos da perfeição e de outros que se recusam a ser apenas mais um. Na verdade, são poucos, mas comungam de uma mesma força, que é a vontade de alcançar o céu. Afinal, são as boas decisões que fazem de nós bons.

Mais, a companhia que os maus fazem uns aos outros é apenas um efeito não desejado de quem já desistiu de ser mais e melhor. É uma solidão profunda. Por aqui, na verdade, ninguém gosta sequer de si mesmo.

Quem escolhe o mal busca satisfazer uma fome que apenas o bem pode saciar.

Quem decide bem, por maior que seja o sofrimento que isso implique, faz-se exemplo para outros que lhe hão de seguir os passos… não em vista de quaisquer benefícios, senão saber que se está a caminho do céu… ainda que se tenha caído no mais fundo dos abismos.

As incertezas precisam de uma luz e as indecisões carecem de uma chama que as anime. É a sós que devemos encontrar as luzes que nos mostrem o caminho e as chamas que nos aqueçam o coração... o bem não se conquista depois de mil guerras, é um fogo que purifica, queimando o que é mau, pouco a pouco.

A maior das bem-aventuranças é a paz de quem sabe que será feliz, ainda que isso teime em demorar, muito...


(ilustração de Carlos Ribeiro)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Deil
    05 abr, 2017 Guimarães 19:24
    Caríssimo José Martins. Gosto muito de ler as suas opiniões aqui publicadas. Elas movem-me e comovem-me por dentro, levando-me a reflectir sobre aquilo já decidi, a qual, agora, tenho de dar sentido e significado. A sua opinião «as boas decisões deixam-nos sós» impele-me a pensar muito. Gostaria de lhe colocar uma pergunta, que é esta: «Cada decisão implica perder e ganhar»?