Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​A fúria do chicote

22 mar, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Neste momento, somente cinco clubes mantêm os treinadores com que iniciaram a prova: Benfica, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, e os dois Vitória, o de Guimarães e o de Setúbal.

Ultrapassando todos os recordes europeus, o futebol português, a nível de primeira Liga profissional, acaba de atingir uma marca impressionante no que toca a mudanças de treinadores.

Dezassete, ao todo, já passaram pelos dezoito clubes que disputam o campeonato, não se sabendo ainda, a oito jornadas do termo da competição, se este número não virá a ser ultrapassado.

Neste momento, somente cinco clubes mantêm os treinadores com que iniciaram a prova: Benfica, Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, e os dois Vitória, o de Guimarães e o de Setúbal.

Ou seja, apenas Rui Vitória, Nuno Espírito Santo, Jorge Jesus, Pedro Martins e José Couceiro, não sentiram os efeitos daquilo a que todos convencionámos chamar “chicotada psicológica”, ainda que nem tudo tenha corrido bem a alguns integrantes deste quinteto em determinadas alturas da actual liga.

Alguns dos clubes que fazem parte da lista dos atingidos passam a conhecer o seu terceiro treinador numa só temporada. É obra!

Claro que os resultados que se pretendem com estas decisões são sempre e inevitavelmente os melhores, perante situações que prenunciam finais de campeonato desagradáveis.

Independente dos resultados conseguidos parece-nos também recomendável que sejam feitas contas, não aos pontos mas aos contos, ou melhor, aos euros.

Clubes em dificuldades financeiras, e estão quase todos nesta situação, deixam bastas vezes questões relacionadas com rescisões para os tribunais resolveram, o que não parece uma solução ajustada à sua sobrevivência.

Claro que este não é um problema exclusivo do futebol português. Mas a verdade é que também neste domínio passámos a ser os campeões da Europa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Duarte
    25 mar, 2017 Lisboa 16:58
    Sim senhor; com que então Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto... que categoria. E o Sport Lisboa e Benfica?? Não existe? Ficou ao nível de um Guimarães ou de um Setúbal... Não era preciso mostrar tanto anti-benfiquismo. Fraquinho, muito fraquinho...