Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Tentar perceber

O novo confronto mundial

18 mar, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O grande confronto, hoje, dá-se entre regimes abertos e liberais, de um lado, e regimes fechados e autocráticos, do outro.

No próximo dia 16 de Abril realiza-se na Turquia um referendo sobre uma lei que dará a Erdogan vastos poderes. Caso vença o referendo, o Presidente turco passará a chefiar o governo, desaparecendo o primeiro-ministro, como acontece nos Estados Unidos. Com algumas importantes diferenças: Erdogan poderá controlar a justiça, incluindo o Tribunal Constitucional, e será autorizado a governar por decreto, ultrapassando o Parlamento.

Será, assim, reforçada a deriva autoritária na Turquia, onde milhares estão presos por motivos políticos, incluindo dezenas de jornalistas. E foram ali realizadas purgas gigantescas nas forças armadas, no sistema judiciário, na educação e na polícia. O motivo – ou o pretexto – foi uma aparente revolução abortada em Julho.

Ganhar este referendo explica, em parte, os insultos que Erdogan dirigiu à Alemanha e sobretudo à Holanda, por terem impedido comícios no seu território com a participação de políticos turcos – como, aliás, fizeram outros países europeus. Porquê tanta violência verbal? Talvez sejam provocações para preparar um corte com os aliados ocidentais – uma sério problema para a NATO, a que a Turquia ainda pertence.

Acirrando este conflito, Erdogan visa também obter os votos dos emigrantes turcos no referendo e ajudar as forças anti-imigrantes e anti-UE em vários países europeus. Parece paradoxal, mas não é.

Aproximação Erdogan-Putin

Existe, agora, um claro alinhamento entre os políticos autoritários, favoráveis à chamada “democracia iliberal”, hostis à integração europeia e à democracia liberal. Erdogan aproxima-se de Putin; a Turquia comprou à Rússia mísseis antiaéreos e antimísseis, que antes eram fornecidos por países ocidentais.

Erdogan, que está a islamizar o seu país, apoia Putin no esforço para enfraquecer as democracias liberais do Ocidente. Em parte por se ter frustrado a prometida integração da Turquia na UE; e porventura, também, porque o islâmico Erdogan aposta vir a liderar um grupo significativo de países árabes e muçulmanos opondo-se aos “infiéis” ocidentais. Países onde, falhada a primavera árabe, predominam as autocracias.

Da parte de Putin não existe propriamente ideologia antidemocrática, mas a exploração de um profundo ressentimento da população russa por ter visto o seu país passar de superpotência no tempo do comunismo para uma mera potência regional, economicamente fraca (sobretudo quando, como agora, o preço do petróleo está baixo). Terá também havido, aí, algum descuido da parte ocidental, que no alargamento da NATO e da UE não teve em devida conta a sensibilidade russa ao cerco.

É o que explica o apoio, incluindo financeiro, que Moscovo actualmente presta aos partidos xenófobos e eurocépticos da Europa. No tempo da União Soviética esta contava com aliados na Europa ocidental – os partidos comunistas, em Itália e França sobretudo; agora Putin cultiva os seus amigos xenófobos e eurocépticos na UE.

Trump do lado iliberal

E os Estados Unidos, como se situam neste conflito? Os EUA estão divididos. Mas é indubitável que Trump e quem o apoia não apreciam a democracia liberal. O Presidente americano, que julgava ter o poder quase absoluto de um CEO empresarial, já começou a perceber que há limites democráticos internos e não gosta deles. E vê a imprensa livre, indispensável à democracia, como seu inimigo principal. Na economia Trump promove o proteccionismo, a rejeição de acordos multilaterais e a hostilidade ao imigrante. Não surpreendem, assim, as curiosas ligações de Trump e seus colaboradores à Rússia de Putin.

O grande confronto actual é, pois, entre sociedades abertas e liberais, de uma parte, e sociedades autoritárias e fechadas, da outra. A novidade é ver os americanos – ou boa parte deles – do outro lado da barricada, combatendo valores democráticos e uma ordem internacional que os EUA ajudaram a construir depois da II Guerra Mundial. Infelizmente, também a UE conta entre os seus membros países cujos governantes defendem a “democracia iliberal”, como a Hungria e a Polónia.

Mas o regime de Trump poderá não durar muito. Como sempre, quando os demagogos chegam ao poder enfraquecem, porque não conseguem concretizar muito do que prometeram. Vejam-se os problemas decorrentes de acabar com o Obamacare: 24 milhões de americanos poderão ficar privados de seguro de saúde. Há congressistas republicanos que não apreciam essa possibilidade, receando pela sua próxima reeleição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ALETO
    20 mar, 2017 Lisboa 08:37
    JMP, acabe-se antes com o domínio dos Estados Unidos da América no Mundo e das suas armas de destruição massiva. Este problema está para ficar.
  • a
    20 mar, 2017 c 07:01
    o democrata cabral prevendo que o regime trump poderá não durar muito...pode ser que se engane! Não há crise...depois ajustam-se as previsões e faz-se novo comentário.
  • JMP
    19 mar, 2017 ÍLHAVO 23:04
    O confronto mundial não é novo. É, cada vez mais, apenas um: entre o proletariado e a burguesia. Parece, por vezes, não ter norte mas na sua base material está o salariato. Acabe-se com o salariato acbar-se-á com as relações de dominação e confronto entre nações!
  • João Galhardo
    19 mar, 2017 Lisboa 23:03
    «Sociedades abertas e liberais», como Israel que ataca a Síria quando quer e bombardeia Damasco, sem cobertura da imprensa internacional. Aquilo que considera ser uma sociedade autoritária e fechada, como a Síria, nem se quer tem o direito de defender o seu espaço aéreo, pois se acertar em cheio num caça ou bombardeiro (como aconteceu este fim de semana), Avignor Liberman, representante daquilo que Sarsfield Cabral considera ser uma sociedade aberta e liberal, vem dizer que destrói todo o sistema de defesa sírio. Parabéns, Sr. Sarsfield Cabral, pelo seu texto elucidativo daquilo que são as sociedades abertas e fechadas ou, digamos, daquilo que o senhor e a imprensa internacional consideram ser sociedades autoritárias e liberais.
  • Justus
    19 mar, 2017 Espinho 21:41
    Texto sem interesse, despido de análise inteligente. S. Cabral retira daqui e dali umas tantas frases e ideias, colocando-as com uma certa ordem para dar a entender que têm sentido, mas não têm. Para S. Cabral, no mundo, só existe a Rússia. os EUA, a Turquia, a Alemanha, a Síria e pouco mais. Mas o mundo e os seus interesses estão longe de se confinar às potências que S. Cabral apelida de "democracias iliberais". Felizmente que deixou de falar em democracia de"esquerda" e "direita" ao verificar que a "direita" de que tanto gostou é completamente estúpida. S. Cabral analisa o mundo como se ele estivesse reduzido aos países mais badalados e logo pelos piores motivos. Não admira porque é daqueles jornalistas que apenas sabem falar do que está à vista, daquilo que os media escrevem e falam porque são superficiais, "ininteligentes" para utilizar o seu "i" de negação e não sabem o que é o rigor e a isenção. O que estes escribas querem é apresentar o seu produto, distorcido da realidade, para depois o vender. O que pretendem é fazer negócio, como autênticos "vendilhões do Templo" Não foram estes escribas que, no tempo do Bush, nos impingiram e propagaram constantemente nos seus escritos a existência de armas químicas no Iraque? Não foi, Sr. Sarsfield? Não venha agora com estas cantigas de países "iliberais", pois sabemos muito bem onde quer chegar: dividir para reinar. Até aqui, reinou com esquerda e direita, agora quer reinar com liberais e iliberais. Valha-nos Deus, Sr. Sarsfield!
  • MASQUEGRACINHA
    19 mar, 2017 TERRADOMEIO 16:21
    Bom artigo, com os factos bem entrosados. Também me parece que a excessiva truculência de Erdogan visa um qualquer objectivo por enquanto obscuro, provavelmente o que o articulista refere, a preparação de um corte com os aliados ocidentais. É o ressurgir do imperialismo otomano, abortado que foi o califado. Suspeito que se aproximem tempos muito difíceis, e a UE neste triste estado...
  • capeta
    19 mar, 2017 Faro 13:13
    A tentativa de alargamento da NATO e da EU, não foi um descuido foi um risco mal calculado. O conflito na Urânia, foi como "cutucar a onça com vara curta" como dizem os brasileiros. Uma sequência de "erros" (calculados ou não), tem sido a intervenção direta ou indireta do ocidente no Médio Oriente. E finalmente, o erro capital foi minimizar a força e a manha de Putin, que se pensava enfraquecido e letárgico. No meio de toda esta confusão, ha no entanto um detalhe que não deixa de me intrigar. Israel, permanece, e é deixado tranquilo, como se nada disto lhe dissesse respeito.
  • António Costa
    19 mar, 2017 Cacém 12:34
    Neste momento, as "jogadas" do "Poker" internacional estão completamente "a meio". Vamos aguardar mais um pouco, sim? Ou como se costuma dizer, "deixe-os pousar". A situação do Médio Oriente é uma autêntica "salada russa". Com russos. (1º) Irão vs Arábia Saudita. (2º) Israel com Medo do Irão, "apoia" a Arábia Saudita contra Irão. (3º) Israel acaba por ter o apoio "total" dos EUA contra o Irão. (4º) Ao ganhar na prática, a Guerra Irão-Iraque, graças à invasão do Iraque pelos EUA, o Irão vê-se "a braços" com uma guerrilha extremamente violenta, por parte dos sunitas. (5º) A Guerrilha Sunita, extremamente violenta "desemboca" em grupos como o "Estado Islâmico". Acabando por tomar projeção mundial, aparecem grupos como o Boko Haram, o Al-Shabaab ou o Abu-Sayyaf. A Ideologia e o financiamento vem todo do "mesmo lado". É também este dinheiro, que financia tanto o "politicamente correto" como a violência terrorista. Por isso é "tabu" falar em "terrorismo islâmico". O silêncio é bem pago!
  • Augusto Saraiva
    19 mar, 2017 Maia 09:13
    Muito bem explicado; Mais explicações destas houvesse! E eu pergunto: Mas, então, "Sô Tor", para que serve ONU, a NATO e o Tribunal Internacional de Haia?!
  • Indignada
    18 mar, 2017 Fig da Foz 22:40
    Embora concorde com alguns pontos deste artigo, dado que vem de um apoiante de políticos nada honestos e que desgraçaram Portugal, caso do socialista MSoares..., será que a sua opinião merece crédito?