O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
|
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​O prejuízo virá mais tarde

15 mar, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Depois de ter cedido dois golos frente à “velha senhora” no seu próprio estádio, não parecia muito previsível que os dragões tivessem capacidade para dar a volta à eliminatória em Turim.

Não foi surpresa. O Futebol Clube do Porto também ficou pelo caminho, encerrando assim a caminhada portuguesa nas competições europeias de futebol desta época.

O Benfica já fora afastado pelo Borússia de Dortmund, ontem foi a vez dos portistas também claudicarem frente à Juventus, uma das mais sérias pretendentes à conquista da presente edição da Liga dos Campeões.

Depois de ter cedido dois golos frente à “velha senhora” no seu próprio estádio, não parecia muito previsível que os dragões tivessem capacidade para dar a volta à eliminatória em Turim.

E assim aconteceu, de facto. O campeão italiano até acabou por marcar um golo na conversão de uma grande penalidade, e por aí se ficou.

Em desvantagem no marcador, e com menos um jogador em campo, restou ao FCPorto saír com dignidade e sem beliscar o seu prestígio internacional.

Face à situação actual, o futebol português vai ser amputado de duas equipas nas competições da UEFA a partir da temporada de 2018/2019. É esse o prejuízo de que falamos em título.

Um prejuízo que acabará por se traduzir na perda de muitos milhões de euros, com especial relevância na Liga dos Campeões, na qual o nosso futebol terá somente uma equipa com entrada directa, e uma outra com participação no play-off.

Resta agora aguardar pelos reflexos que tudo isto vai ter nos nossos principais clubes que são, naturalmente, os mais molestados por esta situação, porque lhes vai reduzir substancialmente a capacidade de investir e conseguir formar equipas competitivas para assim poderem ombrear com os demais parceiros europeus.

Feitas todas as contas, é o campeonato português que sobe em exclusivo a primeiro plano.

Benfica e Porto deixam prever uma luta titânica pelo título que, a nove jornadas do fim, está muito longe de estar definido.

Artigos AnterioresRibeiro Cristovão
 

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Gomes
    16 mar, 2017 gondomar 16:58
    AIAI, não citei clubes, não disse de que clube eles relatam assim, mas quanto a você é tão benfiquista que nem sabe o nome do guarda redes titular do seu clube. Deu-me prazer ouvir o relato do 4º golo do benfica em Dortmund e ai seu gritaram golo durante 0 segundos infelizmente para prezuijo do futebol portugues
  • Aiai
    16 mar, 2017 a 15:45
    Não sei porque é que o SLB foi contratar Julio Cesar e Emerson?? Tinham lá um guarda redes tão bom e deixaram-no fugir para o Porto! (ps: se a RR fosse isenta quando a Juve marcou golo tinham gritado GOOOOOOOOOOOOOOO(durante 60 segundos)OOOOOOOOOOOOOOOLO!)
  • manuel gomes
    16 mar, 2017 gondomar 08:39
    Quando não cheira a rr, não coloca os comentários enviados, se existem comentários que não sejam maldosos e nem maltratem verbalmente alguém, coloquem esses comentários, não demonstrem clubismos que como órgão de comunicação deveriam ser totalmente isentos, coisa que não acontece vocês RR a uns anos a esta parte demonstram-nos que só existe um clube em Portugal, basta ver desculpem ouvir como relatam os golos de uma certa equipa Goooooo,( passado 60 segundos continuam) oooooooooolo do ???????', quando é das restantes equipas Gooooooo(passado 15 segundos) ooolo do ??????. Tenham coragem e já que não publicaram o meu outro comentário publiquem este.
  • Tiquinho Soares
    15 mar, 2017 Vila Nova de gaia 13:53
    Apenas uma equipa na Champions? e isso deve-se a quem? O Benfica fez o seu trabalho de angariar 102 pontos nas ultimas 3 épocas para o ranking. O Porto 62 e O sporting 28. O Benfica é a locomotiva do futebol português, mas os jornalistas têm medo de opinar e dizer a verdade. parecem ter medo do ponta delança do canelas, o do chefe dos Super dragões ou dos seguranças do pinto da Costa.. Triste jornalismo o nosso. Vivem num ambiente de medo.
  • zé tolas
    15 mar, 2017 lisboa 13:37
    nao há prejuizo nenhum. quantos pontos e quanto dinheiro fizeram as equipas portuguesas nas competições europeias? apenas o benfica e o porto ainda fazem algguma coisa. o sportingg fez 3 pontos em 6 jogos... espetaculo! dois representantes na ligga europa nem conseguiram alcançar a fase de grupos. o bragga teve uma prestação mediocre. a realidade é que portugal está ao seu nivel: fraco.
  • A
    15 mar, 2017 A 10:51
    Acho injusto o FCP ser eliminado das provas da UEFA prrincipalmente depois da excelente defesa do Maxi Pereira. Quanto ao futrabol português... de Português tem pouco, muchachos!