Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Camané inicia ciclo de concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa

09 mar, 2017


Fadista vai fazer uma viagem pelas canções mais importantes da sua carreira. O programa viaja ainda pela música sul-americana e em particular por alguns tangos.

Camané inicia esta quinta-feira uma série de quatro espectáculos, todos já esgotados, com o Coro Ricercare e a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), dirigida pelo maestro Cesário Costa, no Teatro Municipal S. Luiz, em Lisboa.

Em declarações à agência Lusa, o maestro Cesário Costa afirmou que esta série de concertos é “um desafio”, na medida em que Camané não vai interpretar o repertório tradicional a que uma orquestra está habituada.

Do alinhamento dos concertos, fazem parte, entre outras canções, “Sopram ventos adversos”, de Manuela de Freitas e José Mário Branco (originalmente inspirada em "Maiden Voyage", de Herbie Hancock, tal como surgiu em "Ser solidário"), “A correr”, de Manuela de Freitas e Alain Oulman, e ainda os tangos “El dia que me quieres” e “La ultima curda”.

Camané interpreta também fados, acompanhado pelo seu tradicional trio de cordas - guitarra portuguesa, viola e contrabaixo –, designadamente “Saudades trago comigo” e “Quadras”, ou pelo piano de Filipe Raposo, que também fez as orquestrações.

Daniel Schvetz é outros dos responsáveis por alguns dos arranjos para orquestra e piano, designadamente dos tangos que Camané vai interpretar.

O alinhamento inclui fados tradicionais como os fados Cravo, das Horas, Alfacinha, Isabel, Alexandrino Antigo ou Mouraria, para poemas de Manuela de Freitas, David Mourão-Ferreira, Fernando Pessoa, António Calém ou João Ferreira-Rosa.

“Temos de encontrar uma sonoridade nova que possa juntar aquilo que são as características do fado à sonoridade de uma orquestra, é este equilíbrio que é preciso encontrar”, disse Cesário Costa.

Para o maestro, “o mais importante é manter a simplicidade que esta música [o fado] tem, e a orquestra, com aquilo que possa complementar, tem de ajudar a manter essa simplicidade, naturalmente acrescentando elementos novos, o que é uma experiência enriquecedora para todos os que vão fazer este concerto”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.