Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo
Espaço do Consumidor - Cartão do Cidadão - 07/03/2017

E se lhe pedirem uma cópia do Cartão do Cidadão?

07 mar, 2017 • Fátima Casanova


A lei determina que é proibido efectuarem-se cópias em papel ou em suporte digital sem o consentimento do seu proprietário, mas a realidade mostra que a escolha nem sempre existe.

Veja também:


A lei nº 7/2007, de 5 de Fevereiro determina, no seu artigo 5º que “é interdita a reprodução do Cartão de Cidadão em fotocópia ou qualquer outro meio sem consentimento do titular salvo nos casos expressos na lei”.

No dia-a-dia, contudo, a lei não é muitas vezes cumprida, dado que o titular não tem opção de escolha e é obrigado, se quiser contratar um serviço, a fornecer uma cópia do documento.

É assim há dez anos, seja para fazer um contrato de serviço, para abrir uma conta bancária ou matricular um filho na escola.

Afinal, o que podemos fazer quando confrontados com o pedido?

- Lembrar que essa exigência é ilegal, de acordo com o previsto na lei.

- Caso do outro lado se mantenha a insistência, deve pedir que seja identificada a lei que obriga a entrega da fotocópia naquela circunstância específica.

- Não existindo, que é o que acontece na maioria das vezes, está aberto o caminho para que seja exigido o livro de reclamações e apresentar uma denúncia.

- Pode também apresentar uma reclamação no site do Instituto dos Registos e do Notariado.

- Se, para resolver a situação, acabou por ceder e por entregar a fotocópia exigida pode depois apresentar queixa junto da Comissão Nacional de Protecção de Dados, que pode actuar junto das entidades e até aplicar multas, no âmbito das suas competências.

Tudo será mais fácil quando os deputados aprovarem a proposta de lei que altera a lei do Cartão de Cidadão e que prevê que, além de ilegal, a exigência de cópia do documento possa ser uma contra-ordenação.

Desse modo, haverá lugar a uma coima entre os 250 e os 750 euros. O assunto está na gaveta da comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias desde 17 de Junho de 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    05 abr, 2017 Oeiras 11:25
    E mais uma lei aprovada para distrair os cidadaos do que e politicamente importante neste momento. Nao posso deixar de referir que tentem marcar o vosso casamento numa das Conservatórias do registo civil do pais, a primeira solicitacao são as copias dos cartoes do cidadão. O estado no seu melhor a dar o mau exemplo ou a lei e so para cumprir pelos servicos que não pertencem ao estado. Demagogia e mais demagogia para distrair os cidadaos mais incautos.
  • Coelho
    05 abr, 2017 Resende 09:22
    Faço inscrições de atletas de um clube de futebol na respetiva Associação de Futebol. Como faço sem a cópia do Cartão de Cidadão pelo menos da parte da frente do CC?
  • vargas
    21 mar, 2017 lisboa 17:11
    A própria ANACOM exige copia de CC sempre que se peça a portabilidade de um qualquer numero de telefone/telemóvel, sob pena de não ser feita a portabilidade. Se nem as instituições governamentais cumprem a Lei é fácil perceber a rebaldaria que se passa por esse país fora.
  • JOAO DUQUE
    14 mar, 2017 Leiria 11:34
    Bom, não é a primeira vez que me é exigido a cópia. A forma de contornar tal situação é, por cima da cópia do documento, escrever para que objetivo serve a cópia, datar, assinar e traçar em vários locais da cópia. Assim se garante que a mesma não é utilizada para outros fins.
  • Luis
    09 mar, 2017 Aveiro 15:21
    Boa tarde, esta tarde ouvi o Paulino Coelho a falar de um comparador de crédito habitação, mas não ouvi o nome, será que me podem dizer qual é para o email, obrigado
  • Para refletir...
    08 mar, 2017 Almada 15:42
    Fiquei sem perceber se para contratar um serviço ou abrir uma conta bancária a lei obriga a facultar uma cópia do CC? Se a lei obriga então nesses casos a lei é cumprida.
  • Odette
    08 mar, 2017 S. Miguel 12:45
    Quando eu fui ao Meo para ter o telefone e internet eles pediram para tirar uma cópia do meu cartão e eu nao pediu acopia para traz o que deve fazer ?? este é normal ou deve me preocupar,espero pela sua resposta P
  • Luis
    08 mar, 2017 Lisboa 10:26
    Não dou. O Cartão serve apenas para me identificar e com ele nas unhas.