Emissão Renascença | Ouvir Online
Espaço do Consumidor
Um espaço para responder a todas as dúvidas dos consumidores (terças e quintas, depois das 11h15)
A+ / A-
Arquivo

Espaço do Consumidor

Comissões bancárias. Anote os serviços pelos quais os bancos se fazem pagar bem

23 fev, 2017 • Fátima Casanova


Uma simples declaração pode ascender às dezenas de euros. Esteja informado, para não ter surpresas desagradáveis.

As instituições bancárias têm estado a actualizar os preços dos seus serviços e alguns, como imprimir uma folha, custam mais do que se poderia esperar. Há bancos que vão proceder às alterações em Abril e Maio.

As comissões de manutenção de contas bancárias já são conhecidas, mas há mais. Para não ser apanhado desprevenido, fique a conhecer os preços de alguns dos serviços bancários.

Declarações que provam valores: o documento que comprova o valor da prestação para pagar a casa pode custar-lhe, em média, 40 euros. Esse documento é essencial, por exemplo, para matricular uma criança numa instituição particular de solidariedade social (IPSS).

Documento para provar que não deve nada ao banco: pode custar mais de 100 euros. É solicitado quando o cliente acaba de pagar um empréstimo.

Anular uma transferência bancária: se se enganar no IBAN do destinatário, pode anular a operação contactando o banco de imediato. Mas é preciso pagar uma comissão, que em média custa 25 euros.

Novo código para o cartão: uma partida da memória pode implicar um pagamento que ronda, em média, os 10 euros quando pedir um novo PIN ao banco.

Mudar o titular da conta: a mudança de estado civil pode obrigar a alterar a titularidade da conta e por este serviço pode pagar, em média, cerca de cinco euros.

Depositar moedas: quase todos os bancos cobram, em média, três euros por um depósito superior a 100 moedas. O truque é depositar 99 moedas num dia e voltar ao banco no dia seguinte para fazer novo depósito.

Levantar o dinheiro num balcão: há bancos que cobram mais de 10 euros por este serviço.

Atenção: Os bancos não podem cobrar comissões que não constem do preçário ou que tenham um valor superior ao que lá está indicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.