Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Difícil sim, impossível não

23 fev, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Há exemplos de sobejo de situações imprevistas nas taças europeias, pelo que, a jogar onze contra onze, o Futebol Clube do Porto pode escrever uma página diferente nesta história.

Mesmo tendo consciência plena de que o desafio com a Juventus, a contar para a Liga dos Campeões, tinha todas as condições para se tornar num obstáculo difícil de transpor pelos dragões, parecia legítimo sonhar com a possibilidade de, a jogar em casa, ser possível chegar a um resultado equilibrado, que remetesse a decisão final para o outro jogo, no dia 14 de Março, em Turim.

No entanto, cedendo dois golos sem resposta frente aos campeões italianos, os portistas condicionaram bastante a possibilidade de saírem incólumes dos oitavos de final da mais importante competição da UEFA.

Para o que aconteceu no estádio do Dragão há motivos que ficaram bem à vista.

Dois cartões amarelos no espaço de três minutos ao mesmo jogador, Alex Teles, e daí a sua consequente exclusão do jogo, obrigaram o técnico Nuno Espírito Santo a reformular a estratégia que até então estava a condicionar com sucesso da Juventus.

Depois, no espaço de dois minutos, aos 74 e 76, dois golos inapeláveis determinaram a sorte do jogo.

E, a partir de então, passou a justificar-se amplamente o título acima: “difícil sim, impossível não.”

Há exemplos de sobejo de situações imprevistas nas taças europeias, pelo que, a jogar onze contra onze, o Futebol Clube do Porto pode escrever uma página diferente nesta história.

Tem capacidade para isso, e deixou-o à vista ontem à noite enquanto esteve em situação de paridade com o seu adversário transalpino.

A Juventus que vimos na cidade Invicta confirmou a sua classe, e a razão que justifica a liderança no campeonato italiano e, mais além, a pretensão de ganhar a presente edição da Liga dos Campeões Europeus.

Partiu ainda mais favorita de Pedras Rubras, mas a verdade é que faltam noventa minutos para poder confirmar esse favoritismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Cabeça
    23 fev, 2017 lisboa 09:50
    Uma arbitragem rigorosa que trouxe grandes dificuldades ao Porto. As ameaças de morte não chegaram aos árbitros na UEFA. Mas nada de beixar os braços, pois a 2ª mão está por jogar e tudo pode acontecer. Menos fitas do Soares e mais cuidado na paulada, pois o jogo é em Itália.