Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Dúvidas sobre Almaraz

23 fev, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


A maneira como as autoridades espanholas agiram quanto a Almaraz, ignorando Portugal, não augura nada de bom.

O acordo preliminar entre Espanha e Portugal adiou qualquer decisão sobre o futuro da central nuclear e do armazém para resíduos nucleares. Este pré-acordo satisfez a Comissão Europeia, que tem problemas mais sérios pela frente e quer ver-se livre de querelas que considera menores.

Mas não vejo motivos para qualquer regozijo, em Portugal, quanto ao dito acordo preliminar. Primeiro, porque a central, que já atingiu o seu prazo de validade, vai continuar em funcionamento por mais anos. E o ministro português do Ambiente admitiu que Espanha poderá entender que Portugal não precisará de ser consultado sobre esse prolongamento de vida da central, que aumenta os riscos ambientais para o nosso país. Nem sequer um novo estudo de impacto ambiental transfronteiriço está garantido. Quanto ao armazém de resíduos, Portugal suspendeu a queixa a Bruxelas, mas poderá reactivá-la. Será que a Comissão Europeia atenderá os interesses portugueses? Não é seguro.

Mas o principal motivo de desconfiança sobre Almaraz foi a forma humilhante para Portugal como os governantes espanhóis trataram até há pouco do assunto, sem sequer nos informarem e muito menos nos consultarem, como deveriam ter feito. Receio, por isso, que este acordo preliminar seja sobretudo uma maneira de Madrid ganhar tempo, aproveitando uma próxima oportunidade para ignorar de novo Portugal e fazer em Almaraz o que entende.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • armadilha
    23 fev, 2017 Santarém 22:37
    Os espanhóis continuarão a gerir a situação como muito bem entenderem, por agora apanharam o sim do governo português e foi isso que lhes interessou para prosseguirem com as ideias que tinham anteriormente.