Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Mudar o guião

15 fev, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Devem é ser bem aproveitadas as lições do jogo de terça-feira entre o Benfica e o Borrúsia de Dortmund.

O regresso da Liga dos Campeões Europeus trouxe-nos dois jogos marcados pela diferença nos mais variados domínios.

Em Paris, um semi-caduco Barcelona foi triturado pelo PSG. E, mais do que a exibição da equipa francesa, o que melhor se fixa na retina é o resultado alcançado sobre os catalães.

Luis Enrique e “sus muchachos” não vão recompor-se tão cedo de um esmagamento com o qual não contavam e os deve ter atirado prematuramente borda fora da Champions.

Na capital portuguesa, o Benfica também foi asfixiado pelo poderoso Borússia de Dortmund. Mas foi, apesar disso, capaz de resistir e manter erguida a bandeira com a qual na Renânia-Vestefalia vai tentar contrariar a ideia de que no estádio da Luz a vitória por um golo só foi possível porque os deuses da fortuna ajudaram a águia a manter-se em voo.

Mas, em boa verdade, Rui Vitória tem forçosamente que mudar o guião para o desafio do próximo dia 8 de Março, não ficando à espera que Ederson possa voltar a travestir-se de anjo salvador e tornar-se no grande responsável por uma qualificação que não está perdida, longe disso, mas em relação à qual se colocam, a partir de ontem à noite, sérias dúvidas.

A defesa encarnada, normalmente o grande suporte da equipa, viu-se em “palpos de aranha” para suster os germânicos durante quase todo o jogo. E foram eles que dispuseram das melhores oportunidades para alcançar um resultado diferente.

Pep Guardiola, que ainda há pouco tempo afirmou ser o sector defensivo do Benfica um autêntico fenómeno e um verdadeiro case-study europeu, deveria ter sido impedido de visualizar o jogo de ontem à noite, no estádio da Luz, para não ter agora que contrariar-se a si próprio e esclarecer que aquelas foram apenas afirmações de circunstância.

Ficam lições do jogo de ontem? Sem dúvida. O que devem é ser bem aproveitadas para se tornarem susceptíveis de produzir alterações que permitam ao Benfica sair incólume do difícil estádio de Dortmund onde, como invariavelmente, mais de 80 mil adeptos, formando uma autêntica “muralha amarela”, vão tudo fazer para ajudar a demonstrar que o resultado de Lisboa não passou de um acidente de percurso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Cabeça
    15 fev, 2017 l 13:32
    Ribeiro Cristóvão, que nunca foi independente, passou a adoptar um estilo ... raivoso. Esquece-se de tomar o Rennie e depois destila ódio ao Benfica num espaço de opinião que devia ser mais respeitado. A vitória do Benfica foi um balde água fria para qualquer sportinguista, um autentico pesadelo para os que desejavam uma derrota contundente e por números mais expressivos do que aqueles que pautaram as eliminatórias com o Sporting. O Benfica até pode vir a ser eliminado, pois este Dortmund é poderoso e investiu 120 milhões de euros este ano. Mas a vitória e a glória da vitória.... ninguém a tira. Nem a sua crónica Ribeiro Cristóvão.
  • José F Rocha
    15 fev, 2017 Leça da Palmeira - Matosinhos 10:32
    Leio os seus comentários com grande atenção e, até, carinho. Sabendo-o adepto do Sporting, admiro a sua independência nos comentários que faz, para além do conhecimento que revela sobre as matérias que analisa. Por isso, não posso deixar de questionar o que me parece um erro seu de análise e que passo a explicar. O Borussía era à partida o favorito desta eliminatória com o Benfica. Venceu o grupo de qualificação sem derrotas e onde figurava o Real Madrid! A exemplo do que aconteceu quando defrontou o Sporting, na fase anterior, era muito provável que o desfecho fossem duas derrotas do Benfica. Isso não causaria grande espanto. Por isso, julgo que há engano seu quando diz "...uma qualificação que não está perdida, longe disso, mas em relação à qual se colocam, a partir de ontem à noite, sérias dúvidas." É exactamente naquele "a partir de ontem à noite" que julgo que o Ribeiro Cristovão terá dificuldade de justificar que está o erro da sua prosa. Cumprimentos. José Rocha