Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O Presidente e o Governo

15 fev, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Precisamos que o Presidente da República não seja uma espécie de porta-voz governamental.

O crescimento de 1,4% do PIB em 2016 foi uma boa notícia da manhã de ontem, sobretudo porque o investimento parece finalmente ter começado a recuperar. Mas, para o ministro das Finanças o dia foi ensombrado por um curioso comunicado do Presidente da República, que diz ter aceitado que o primeiro-ministro mantivesse Centeno no cargo por “estrito interesse nacional”.

Este comunicado, que fragiliza o ministro ainda mais, segue-se a uma penosa conferência de imprensa de Centeno em que ele meteu os pés pelas mãos.

O ministro das Finanças permitiu que os advogados de António Domingues redigissem um decreto “à medida”, tirando os administradores da CGD do Estatuto de Gestor Público, julgando que assim ficariam isentos de apresentar ao Tribunal Constitucional declarações de rendimentos e património.

Enganaram-se, porque esqueceram uma lei de 1983. Também se enganou o Presidente da República, que promulgou o decreto. Aliás, Marcelo acompanhou a par e passo a substituição da administração da CGD, comentando tudo sem cessar, como é seu (mau) hábito. Até chegou a dar notícias que depois não se concretizaram, por exemplo sobre uma tomada de posse da administração de A. Domingues que não aconteceu.

Talvez este lamentável caso leve Marcelo a actuar mais como Presidente da República e menos como uma espécie de ministro porta-voz do governo de António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Galhardo
    15 fev, 2017 Lisboa 21:55
    Este assunto está a ser aproveitado por motivos políticos. A própria narrativa de Sarsfield Cabral se confunde com aquela repetida pelos partidos PSD e CDS-PP. Não esquecer que PSD e CDS-PP foram governo e tinham interesse em privatizar a CGD. Por isso, esta campanha é hipócrita e desnecessária. O ataque de Sarsfield Cabral ao presidente da República é ridículo, como também é uma falta de respeito ao presidente. Finalmente, não se entende como Sarsfield Cabral ainda ocupa este lugar de destaque na Renascença, pois as suas crónicas são parciais e pouco esclarecedoras.
  • Dias
    15 fev, 2017 Lx 19:33
    Mais dia menos dia tinham que começar a acontecer estas situações, mas não vai ficar por aí, aguardemos.
  • MASQUEGRACINHA
    15 fev, 2017 TERRADOMEIO 18:51
    Estou como o M.BOTELHO, parece-me evidente que estamos no vale-tudo do dividir para reinar - chega a ser constrangedor a imediata salivação perante a mínima expectativa de desentendimento: parecem o coiote do Bip-Bip "É desta! É desta!". Mas não sei se o Sr. S. Cabral ansiará pelo retorno do Coelho, pelo menos em carne e osso, ao poder - o Coelho tem uma peça mal encaixada, um aleijão incurável na alma, uma impiedade sorridente e auto-complacente que faz calafrios. Das políticas coelhistas, talvez sim; do Coelho, espero que não. Por outro lado, temos que ser honestos: todo este caso é deveras lamentável, pouco limpo e pouco digno, desde o seu início. E, de facto, por incrível que possa parecer, devem ter-se pura e simplesmente esquecido da lei de 83 - não há outra explicação possível. Mas existem casos, bem documentados na história, de parvoíces inacreditáveis do mesmo género. É outra vez o Coiote em acção: podemos imaginar todos aqueles crânios, toda aquela nata da política e da advocacia e da administração bancária, a cozinharem as suas leis e prazos à medida... Para isto! Eh, eh, eh, resta-nos rir, que remédio. E o Xavier, a levar os sms ao Marcelo? Parece o Detritus, do Astérix. Até estou a imaginá-lo: "Eu cá não sou dessas coisas, mas...". É a política em ação urgente. Quanto à futura actuação de Marcelo, é melhor congelar o azedume, e sobretudo não cometer o erro de o subestimar ou tentar manipulá-lo - lembre-se que ele é um fazedor de Coiotes nato!
  • CARLOS FERREIRA PAIX
    15 fev, 2017 TROFA 15:40
    O assunto da CGD está a ser aproveitado pelo CDS e pelo PSD, como tentativa de causar embaraço ao governo. Infelizmente, cada um usa as armas que tem, só estes dois partidos estão a prejudicar a imagem de Portugal no Estrageiro. Todos perdemos com esta atitude do CDS e do PSD. Apenas vem ums palmos à frente. Nas próximas eleições estou convencido que serão largamente penalizados, como merecem.
  • Domingos
    15 fev, 2017 Ancora 15:22
    Abra os olhos Senhor Miguel! Deixe-se de partidarices e analize a realidade! Estamos no charco! Sempre a ver defesas de SC onde elas não se encontram!!!
  • RFM
    15 fev, 2017 Coimbra 15:14
    ... PELO MENOS, EVITOU-SE A PRIVATIZAÇÃO DA CGD PROFETIZADA PELO BANQUEIROS MAOISTA, DURÃO BARROSO´HÁ MAIS DE UMA DÉCADA ! DE RESTO SÃO AS SOBRAS DO ULTRALIBERALISMO/MAOISTA, COM OS SEUS SAUDOSISTAS A PREGAR, DIARIAMENTE DESDE NOVEMBRO DE 2015 O FIM DOS MUNDOS E AS TREVAS, SIM CUSTA-LHES - A UMA CERTA iGREJA DO ULTARLIBERLISMO MAOISTA QUE A GERINGONÇA EM DIÁLOGO PERMANENTE, TENHA SUPERADO E ULTRAPASSADO OBJETIVOS E, AO SMEMOS TEMPO TENTRA PROCEDER ÁS EXPROPRIAÇOES E CONFISCO DO PSD/CDS-PP NO SEU PREC PROCESSO DE REFORMAS ESTTRTURAIS EM CURSO. SERÁ QUE MUTOS DITOS "CATÓLICOS" DO OUTRO LADO DO PAPA, QUEREM ESCOMUNGAR O PRESIDENTE DA REPÚBLICA? SERÁ QUE INFLUENTES E ALGUMA HIERARQUIA DA NOSS IGREJA, CONTINAUM APOSTAR NO ULTRALIBERALSIMO (LEI DO MAIS FORTE) DESUMANO ? SERÁ QUE NEM REPARAM QUE ATÉ A NATALIDADE SUBIU EM FLEXA COM A GERINGONÇA ? SÓ QUEM ADORA O dEUS DINEHIRO E fÉ NOS MERCADSO ESPECULATIVOS, CONTINUAM COM ESTES TIQUES DE AMEDRINTAMENTO DAS PESSOAS TIPO INQUISIÇÃO. É PENA QUE O PAPA FRANCISCO VENHA CÁ APENAS UM DIAS, PRECISAVA DE 20 PARA CATEQUIZAR AS OVELHAS Q
  • Miguel Botelho
    15 fev, 2017 Lisboa 14:21
    Pela opinião expressa de Sarasfield Cabral, temos a tentativa de pressão da comunicação social diante o presidente da República, para este romper a relação saudável com o primeiro-ministro. Sarsfield Cabral tenta, em vão, que Passos Coelho volte ao poder.
  • Valdo Ribas
    15 fev, 2017 Genève 11:35
    Depois de um início de presidência que me surpreendeu positivamente pela abertura na comunicação direta com o povo, este "estado d'alma" foi-se esvaziando e hoje sinto que afinal o comentador Marcelo, nada tem como Presidente Marcelo. Mais parece uma marionete que vai de acordo com o tamanho dos cordelinhos que o governo lhe dá. Afinal, para desencanto de cada vez mais gente, este senhor não passa de um "bôbo da corte", a quem rende vassalage, porque o importante é ficar à beira do trono e dele não cair, não importa a qual preço, mesmo que esse preço seja o da aniquilação do país às mãos de um sistema diabólico. Pobre país...