Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Os estrangeiros na banca

13 fev, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Empresas e bancos descapitalizados tiveram de vender activos – e quem os comprou foram quase sempre estrangeiros.

Em regra, as empresas portuguesas dependem demasiado do crédito bancário, por causa da sua aversão a terem sócios, com o respectivo capital – os gestores receiam interferências no seu trabalho.

Com a banca nacional quase toda dominada por estrangeiros, as empresas portuguesas, muito endividadas, terão mais dificuldade em obter crédito. Mas as raízes do problema vêm de trás.

Na sua versão original, em 1976, a Constituição portuguesa proibia qualquer reversão nas nacionalizações realizadas após o 11 de Março de 1975. Essa absurda proibição, que tinha o objectivo político de colectivizar o país, perdurou até à revisão constitucional de 1989.

Entretanto, as indemnizações atribuídas aos proprietários dos bancos e empresas alvos das nacionalizações foram ridiculamente baixas. Daí que, quando alguns grupos económicos, nomeadamente bancários, regressaram ao país tiveram de se associar a capitais estrangeiros.

Quando a loucura da dívida se instalou entre nós, empresas e bancos ficaram descapitalizados. Para pagar dívidas tiveram de vender activos – e quem os comprou foram quase sempre estrangeiros, pois os nacionais não tinham dinheiro. Assim, quase todo o sector da banca passou para mãos estrangeiras. Não é bom, mas seria pior se o capital externo não tivesse entrado, levando ao colapso dos bancos.

Mas o maior e mais antigo banco português, a Caixa Geral de Depósitos, mantém-se no Estado e assim deve continuar. É a maneira séria de impedir a entrada de estrangeiros.

Pena é que a gestão da CGD nas últimas décadas não tenha primado pela qualidade e, em certos períodos, se tenha mesmo envolvido em jogadas político-empresariais. Esperemos que, com Paulo Macedo ao leme, a CGD cumpra a sua missão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rfm
    13 fev, 2017 Coimbra 12:00
    A desculpabilização dos b(r)anqueiros, se realizássemos um referendo ou um sondagem sobre a confiança dos depositantes da banca entre 1976 e 1990 nacionalizada a execução da banca dos anos mais recente, sem qualquer regulação, cujos reguladores ora o são ora não, circulando de administração em administração, de cargos públicos em cargos públicos acumulando pensões e ainda uma perninha com cachê no comentariado cassete das TV´s. a banca, desde o BPN, trouxe ao de cima as memórias de D. Branca dos Santos, essa é que é a verdade, deixa lá, Sr. Dr. a Constituição de 1976 em paz