Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

A procissão saiu do adro

23 jan, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Há ainda muitas histórias que podem ser contadas até ao final do campeonato. Para já, temos um Benfica comodamente instalado e um FC Porto sem concorrência para o segundo lugar.

Cumprida a jornada dezoito, o campeonato da primeira Liga acaba de entrar na segunda volta com alguns factos de relevo a assinalar.

Desde logo, fazendo jus às previsões, o Benfica consolidou a liderança, enquanto o Futebol Clube do Porto tornou mais consistente o seu segundo lugar.

Arrostando com enormes dificuldades na sua deslocação à Madeira, o Sporting regressou com um magro ponto que o atira para uma posição cada vez mais incómoda.

E, no clássico do Minho, viu-se a outra face da moeda da primeira volta, ou seja, o Vitória foi a Braga encostar o seu adversário mais tradicional, não só mantendo o quinto lugar da tabela, mas conseguindo arrimar-se ao adversário que o antecede, face ao qual fica agora separado por apenas um ponto.

Estes são os factos. Porém, há “a latere” causas para a situação que passou a vigorar e que não são despiciendas.

A mais relevante de todas relaciona-se com aquilo que aconteceu na Madeira, onde um árbitro assistente vesgo conseguiu ver aquilo que pelos vistos escapou a toda gente.

Ou seja, contribuiu directamente para que o Sporting saísse com menos dois pontos do jogo em que defrontou o Marítimo, uma equipa de qualidade, diga-se com a justiça, e que se bateu até ao fim por um resultado que lhe acarretasse proveitos.

E este foi o erro mais gritante entre vários outros, em diversos jogos, que acabaram por não ter, como aquele, influência tão decisiva no resultado.

Convirá, no entanto, não esquecer que um campeonato tão longo como o nosso fica sempre inevitavelmente marcado por lapsos como aquele que se registou no Caldeirão, e que prejudicam ou beneficiam todos os contendores.

Não tenhamos dúvidas de que estas situações voltarão a acontecer, reavivando a discussão que terá como protagonistas sobretudo os clubes mais credenciados.

No fim se farão as contas.

No rescaldo da jornada olha-se para uma classificação curiosa e pouco habitual.

E o que vemos? Simplesmente um Benfica comodamente instalado no comando, um FC Porto sem concorrência para o segundo lugar, e depois um trio que ainda vai suar as estopinhas para atacar as posições europeias, que dão prestígio e, sobretudo, dinheiro.

Claro que com 16 jogos por realizar há ainda muitas histórias para contar. O que fica por saber é quais serão os seus principais protagonistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Cabeça
    25 jan, 2017 lisboa 14:01
    Tiques de outros tempos ? .... Sr Helder, consegue dizer-me quantos campeonatos ganhou o SCP no tempo da ditadura ? .. e agora consegue dizer-me quantos campeonatos ganhou o SCP na democracia após Abril de 1974 ? ... e se fizer o mesmo para os outros dois grandes, consegue perceber quem foi o único clube realmente beneficiado por Salazar ? Provavelmente vai concluír que o clube dos condes e viscondes passou a sem abrigo e desalojados.
  • Helder C
    24 jan, 2017 Vendas Novas 23:22
    Sr ''anonimo'' tem que mudar de retórica, pois a resposta parece ser sempre igual embora até para assuntos diferentes. A ''coisa'' do Sporting ter sido beneficiado no jogo com o FC Porto, não se deve estar a referir ao lance da falta que originou o livre para o golo do Porto, pois não? Bem sei que já foi a algum tempo mas aconselho-o a fundamentar-se melhor, em vez de ouvir a retórica dos seus compadres do ''aviário'' e estar sempre a trazer esse exemplo para aqui. E até o seu discurso, logo no inicio está inquinado de tiques de outros tempos. Será certamente dessa altura, porque se assim não fosse não trataria as pessoas pelo sr de Vendas Novas e pelo sr dos Açores e assim sucessivamente. As pessoas têm nome e ainda por cima são portuguesas. Caro amigo está na hora de ir para o Lar!
  • Anonimo
    24 jan, 2017 Porto 13:39
    Apos ler os comentários, acho lamentável que esse senhor dos açores venha com essa insinuação de que o fiscal de linha é benfiquista, pelo que devia estar calado. Quando se é arbitro não há cores clubísticas. Não admito que esse senhor dos açores meta o Benfica ao barulho, pois o Benfica não tem culpa nenhuma de que tenham falhado quando não deviam e para alem do mais o Sporting também já foi beneficiado, como por exemplo frente ao FC Porto ao marcar dois golos irregulares
  • Adepto
    24 jan, 2017 Viseu 11:08
    Porque sera quando o resultado nao e o esperado, o bode espiatorio e tudo e todos menos os que jogam a bola, e que nao sao eficazes para a meter dentro? Bolas, sejam mais imaginativos, sera que so uns e que erram? e os que ganham os milhoes? No meu bolso e que nao entram!
  • Joao
    23 jan, 2017 Armamar 20:07
    Senhor Ribeiro Cristovao na outra jornada o Benfica foi escandalosamente roubado frente ao Boavista mas ai o senhor nao comentou nada ,era importante acalmar a arbitragem , agora como foi o seu sporting vem falar dos arbitros, tome umas pastilhas rennie que isso passa , que grande melão hihihihih! ,!
  • Açor
    23 jan, 2017 Ponta Delgada 18:29
    Fiscal de linha açoreano que foi à madeira fazer mais um "frete" pois na sua terra, nos açores TODA A GENTE O CONHECE POR SER UM FERRENHO BENFIQUISTA, tal como disse Manuel Fernandes!! Será este um dos que foi à acção de formação ao norte do pais e aproveitou para festejar o 3 golo do guimarães ao scp que é precedido de falta e também ai o scp ficou privado de mais 2 pontos?? é esta a história do futebol portugues...competição controlada por vigaristas, que a vão passando de mão em mão.
  • OLP
    23 jan, 2017 Lisboa 12:37
    "um campeonato tão longo como o nosso fica sempre inevitavelmente marcado por lapsos" O grande problema é que os lapsos acontecem sempre mais ao SCP do que a quem está "comodamente instalado no comando"!!!