Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

À beira do abismo

18 jan, 2017 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Caiu o penúltimo objectivo do Sporting numa temporada que está ainda a cinco meses de atingir o seu termo.

A derrota em Chaves, perante um Desportivo empertigado que justificou plenamente a vitória a que chegou ainda dentro do tempo regulamentar, atirou os leões borda fora da Taça de Portugal, pelo que a ida ao Jamor, em Maio próximo, fica adiada sem nova data marcada.

Antes de mais, convém deixar aqui um aceno especial dirigido à equipa transmontana.

Depois de ter já eliminado o Futebol Clube do Porto da nossa prova rainha, a equipa flaviense cumpriu ontem à noite novo desiderato, preparando-se agora para o adversário que vier, Sporting da Covilhã ou Vitória de Guimarães, com a mesma capacidade que lhe permitiu chegar até aqui.

O que o Desportivo de Chaves conseguiu até aqui coloca em xeque clubes com indiscutíveis melhores condições em todos os domínios, tanto desportiva como financeiramente.

Fica também como a confirmação que há outros valores que ajudam tantas vezes a ultrapassar dificuldades, e aos quais os outros não atribuem tanta importância.

Com a derrota de ontem à noite e decorrendo da mesma o afastamento da Taça de Portugal o Sporting coloca-se à beira do abismo, o que faz subir a expectativa sobre como irá conseguir enfrentar os problemas que se colocam à equipa de futebol com duas deslocações muito complicadas, ao estádio dos Barreiros e ao estádio do Dragão.

Já é indisfarçável o mal-estar e o mau ambiente que se vive no reino de Alvalade.

A relação entre presidente, treinador e jogadores tem deixado à vista problemas que parecem insanáveis e de consequências para já imprevisíveis.

O problema está nas mãos de Bruno de Carvalho. Também com eleições à porta para gerir, o presidente do Sporting tem pela frente muitas noites de insónias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Henrique Vila Forte
    18 jan, 2017 Algés 18:47
    Sr.RC: Devo reconhecer que finalmente o Senhor conseguiu libertar-se de algumas "sujeições" e passou a defender o futebol. Quanto ao "seu" Sporting não quero ensinar nada a ninguém, mas quando ontem vi o Bruno César para entrar em campo a substituir um colega e o sr. presidente do Sporting a dar-lhe instruções, com gestos e tudo, como qualquer treinador, fiquei estarrecido. Teria mais algo para acrescentar mas não me quero meter em assuntos que não são do meu clube. Continuem a atacar o Benfica e os árbitros, ainda ontem vi um sr. na Sporting TV a lamentar-se por o árbitro (sr.Artur Soares Dias) ter feito uma boa arbitragem e nem haver um lance discutível para reclamar! - houve mas a favor o Chaves, na grande área do Sporting, mas não foi penalty, se fosse ao contrário teria sido... Depois de ter um artigo do sr. Director do jornal A BOLA, há pouco, nada mais tenho a dizer. Melhores cumprimentos SR. António Ribeiro Cristóvão, Henrique Vila Forte P.S. - Quando haverá pluralismo na RR? Vejo que agora, à 2ª.feira têm três opiniadores, dois do Sporting e um do Porto, ...e do Benfica? É falta de critérios de marketing, tendo em vista a imensa multidão de adeptos benfiquistas. Já o ano passado fizeram o mesmo, metendo uma senhora do Porto.
  • De Cabeça
    18 jan, 2017 lisboa 14:08
    Parece-me que trazer para este forum, escrito a caneta verde (como sabem), as questões da arbitragem e o sentimento de inferioridade do Porto para com a Caital, acaba por baixar desnecessáriamente o nível, ofendendo desnecessáriamente os orgulhosos habitantes da cidade do Porto e também, os feitos dos clubes mais pequenos, como seja o Chaves. Aprendam a enaltecer o que temos de bom e esqueçam as rivalidades parvas, que só levam a comentários parvos. Não estraguem o futebol e o que deve ser o desporto
  • manuel gomes
    18 jan, 2017 gondomar 13:10
    Sr. P.R Não são resquícios da fruta nem de viagens pagas, nem do guarda Abel, mas sim resquícios do po branco que coloca muita gente a delirar e nem ler os jornais, nem ver o que diz a famigerada CA que reconhecem que o porto foi prejudicado em chaves pelo SR. JOÃO CATEDRAL, e se visse outros comentários que tenho enviado em que digo que as arbitragens este ano tem sido paupérrimas não dizia isso, tem prejudicado todos os clubes incluindo o seu.
  • jorge miranda
    18 jan, 2017 porto 12:39
    essa de ser o árbitro a eliminar o porto, é para rir, quantos golos marcou o porto nesse jogo? e quantos penalties falhou? sintomático.....força chaves
  • P.R.
    18 jan, 2017 Elvas 11:06
    Ao Sr. Manuel Gomes, não seja hipócrita, ou foi o arbitro que falhou também os golos do Porto? Será o seu comentário resquícios de outros tempos, tempos da Fruta, das Viagens Pagas, do Guarda Abel e afins?
  • Joao Correia
    18 jan, 2017 Coimbra 10:01
    Bom Dia - o sr comentador Ribeiro Cristovão carece de um avivador de memoria, tipo Memofante ou coisa que o valha : o SCP foi efectivamente eliminado pelo Desportivo de Chaves, ao passo que o FCP não foi o Desportivo de Chaves que o eliminou mas sim a equipa de arbitragem - uma arbitragem deploravel e tendenciosa, e que toda a gente condenou, inclusive, pasme-se, os pasquins da capital, a bola e o record.
  • manuel gomes
    18 jan, 2017 gondomar 09:32
    Quem eliminou o Fcporto da TAÇA foi o SR. João Catedral e quem eliminou o Fcporto da TAÇA da Liga foi o Sr. Luis Gordinho, não se esqueça disso SR. Ribeiro Cristovão
  • De Cabeça
    18 jan, 2017 lisboa 08:35
    Muitos Parabéns Chaves !!!! O resto pouco importa, pois acaba por ser normal. É normal ver o Sporting neste registo. Não é normal ver o Chaves neste registo e é isso que temos que enaltecer. O futebol nao se resume aos 3 grandes. Se os habitantes de Chaves, Viseu, Leiria, Coimbra, Aveiro, Faro (etc) forem verdadeiros adeptos dos clubes locais, o futebol ganha e cresce.