Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Silêncio". Já nos cinemas com a Renascença


O novo filme de Martin Scorsese adapta a obra de Shusaku Endo

"Silêncio" (Silence) o novo filme de Martin Scorsese com Andrew Garfield, Adam Driver e Liam Neeson, estreou dia 19, em Portugal, com a Renascença.

A mais recente obra do lendário realizador americano, adapta o romance homónimo de Shusaku Endo sobre a tumultuosa história do cristianismo no Japão.

No século XVII, dois padres jesuítas vindos de Portugal - Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garrpe (Adam Driver) - viajam até ao Japão, sob ordens da igreja, na esperança de encontrarem o seu mentor, o padre Cristóvão Ferreira (Liam Neeson), que alegadamente cometeu apostasia. Nas terras nipónicas, sob o regime Xogunato Tokugawa, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com o estrangeiro, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos japoneses cristãos pela mão do seu próprio governo. Eventualmente, o par separa-se com Rodrigues a viajar até ao campo, interrogando-se sobre o silêncio de Deus face ao sofrimento dos seus filhos.

"Silêncio" - Trailer do novo filme de Martin Scorsese
"Silêncio" - Trailer do novo filme de Martin Scorsese

Com a chegada do filme "Silêncio" a Portugal, o Museu do Oriente, o Museu de São Roque e a FNAC serão palco de um vasto programa cultural, desenvolvido em cooperação com a Companhia de Jesus que trará, para a opinião pública, o debate e a reflexão sobre o papel dos jesuítas em Portugal e no mundo, a perseguição religiosa, as relações entre Portugal e o Japão, a arte e a religião.

Principais iniciativas deste programa:

Visitas guiadas – Exposição sobre a presença portuguesa na Ásia Sábados: 14, 21 e 28 de Janeiro, às 16h, no Museu do Oriente. Peças seleccionadas servirão de ponto de partida para explorar diferentes perspetivas da história do relacionamento entre Portugal e o Japão e o seu legado. Entrada gratuita. Ver condições e mais informação no website do Museu do Oriente.

MUSEU DE SÃO ROQUE - LISBOA

- Exposição “Japão: a última carta de um mártir”, de 19 de janeiro a 19 de fevereiro

Esta exposição fala do tema do martírio e tem como mote o testemunho de Miguel Carvalho, o jesuíta português que já foi beatificado e que é contemporâneo dos portugueses retratados no filme de Scorsese. Na véspera de ser martirizado a 25 de agosto de 1624, Miguel Carvalho, despede-se do seu irmão Simão de Carvalho, através de uma carta. Este documento foi conservado através de gerações e será pela primeira vez apresentado ao público pelo Museu de São Roque.
Entrada: 2,5 € (gratuita ao domingo). Mais informações no website do Museu de São Roque.

- Percurso pedestre - Silêncio: pelos caminhos de Cristóvão Ferreira, em Lisboa
22 Janeiro, às 10h – ponto de encontro Portaria do Hospital de São José (antigo Colégio de Santo Antão-o-Novo).

O itinerário pelos lugares da Companhia de Jesus em Lisboa leva-nos a conhecer a importância que esta congregação religiosa, fundada em 1540 por Inácio de Loiola, teve na sociedade e cultura portuguesa. Do antigo noviciado da Cotovia, passando pela Casa Professa de São Roque, à aula da esfera em Santo Antão-o-Novo, terminando na Ribeira de Lisboa, este percurso permite ir ao encontro de memórias e lugares passados que ainda hoje moldam o presente. Foram também estes alguns dos passos de Cristóvão Ferreira (personagem do filme) em Lisboa.

- Visita temática guiada ao Museu e Igreja de São Roque sobre os mártires do Japão, 6 de Fevereiro, às 15h

No dia em que se recorda alguns dos mártires do Japão, o Museu de São Roque organiza uma visita às peças da sua coleção que testemunham a presença cristã no Japão e a experiência do martírio.


FNAC – CHIADO (LISBOA) E SANTA CATARINA (PORTO)

Um Urban Sketcher jesuíta português e uma Urban Sketcher japonesa juntaram-se para ilustrar, nos seus blocos de papel, o trailer do filme "Silêncio". O resultado deste trabalho conjunto do Padre Nuno Branco,sj, com a artista japonesa Kumi Matsukawa será exposto nas FNAC Chiado e Santa Catarina.

FNAC Chiado – inauguração a 17 de janeiro
FNAC Santa Catarina – inauguração a 25 de janeiro

Entrada gratuita.

TERTÚLIA - Fé: Silêncios e Limites
27 de janeiro, 18h00, Auditório B - Reitoria da Universidade Nova de Lisboa (polo de Campolide)
Encontro de reflexão e debate sobre os limites existenciais e espirituais da fé.
Aberto a todos, mas especialmente dirigido aos mais jovens.
Com Carla Rocha; Henrique Raposo; Jacinto Lucas Pires; P.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.