Emissão Renascença | Ouvir Online
José Luís Nunes Martins
Opinião de José Luís Nunes Martins
A+ / A-

​Quem tem medo dos pesadelos?

• Opinião de José Luís Nunes Martins


As ideias que formamos acerca das coisas podem atormentar-nos muito mais do que as próprias coisas, por piores que elas sejam!

A nossa racionalidade preenche os espaços vazios do conhecimento com criações da imaginação. Mas o resultado nunca é bom, quando se acaba por confundir o imaginário com o real. A imaginação tende a deformar a realidade, apresentando-nos como pior o que não é tão mau, ou melhor, o que não é tão bom.

Quando se imagina o melhor e mais sublime, o risco de desilusão aumenta de forma brutal, ao ponto de bastar um instante de realidade para que a catedral que construímos se reduza a uma mera sombra de pó que paira sobre as ruínas.

Quando a imaginação se deixa guiar pelo mal, cria desgraças de tal forma trágicas que nos fazem sofrer mais do que se fossem reais.

Assim, importa assumir uma certa distância entre a realidade e a representação que dela nos faz a imaginação.

Já é preocupação bastante tentar resolver os problemas reais de hoje, não nos perdendo em hipóteses mais ou menos credíveis. De que vale fugir dos males de hoje rumo ao que nos parece ser um sonho se, na realidade, nos estivermos a lançar para um verdadeiro pesadelo?

O que há de mais certo é a incerteza e importa aprender a viver com ela, apesar dos medos e das ilusões.

Cada um de nós é também uma obra feita de sonhos e pesadelos. Mas somos mais, muito mais. Somos o que nenhum sonho ou pesadelo conseguem ser: somos vida. Uma vida concreta, irrepetível e autêntica.


O pior dos sonhos é que passam; o melhor dos pesadelos é que passam também.

O bem parece sempre tardar e depois voar para longe; o mal parece teimar em ficar... mas é cada um de nós que escolhe o que quer dentro de si e o que lança para fora do seu coração.






(ilustração de Carlos Ribeiro)
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    02 jan, 2017 Palmela 17:55
    "Quando a imaginação se deixa guiar pelo mal, cria desgraças de tal forma trágicas que nos fazem sofrer mais do que se fossem reais." Verdade! e quando somos culpados de coisas, que nem sequer nos passaram pela cabeça? não sei se será tragédia se será ignorância! ou talvez seja a tragédia da ignorância!!! o que fazer? nada... é dar um tempo, deixar que a pessoa perceba, que andou anos a culpar alguém que não fez nada! e que houve outro alguém, que se divertiu imenso com isso!... As pessoas têm que aprender a estar na vida! e saber distinguir o que é bom, daquilo que é mau! aquele que é considerado culpado, geralmente não fez nada de errado! aquele que culpa, geralmente está habituado a errar, por isso é fácil para ele, pensar que o outro errou! e teima, tem a certeza do erro do outro, mesmo sem provas... Podíamos caminhar tão bem, na vida! mas há sempre, uma pedra no sapato. Quem tem medo dos sonhos? Quem não deve não teme! Os pesadelos, são sonhos pesados! tão pesados, como as tais pedras, que nos entram nos sapatos! e doem pr'a caramba! Há quem diga que não devemos, dormir com os chinelos debaixo da cama! eu acho, que o melhor é sacudirmos os chinelos, antes de dormir ;)