Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Positivo/Negativo

09 dez, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Três derrotas em quatro jogos numa só semana nas competições europeias oferecem muita matéria para reflexão.

Ficam, no entanto, como positivas algumas das consequências de pelo menos um desses desafios. É que o Benfica perdeu frente ao Nápoles mas acabou ajudado pelo Dínamo de Kiev, e teve assim acesso aos oitavos-de-final de Champions, com os ganhos relevantes tanto desportivos como financeiros que daí advêm.

Um dos mais importantes é, sem dúvida, o contributo para o ranking da UEFA que, somado ao do FCPorto, permite ultrapassar de novo a Rússia, e manter seis equipas nas duas Taças, o que suscitou muitas dúvidas até há bem poucos dias.
Por entre este emaranhado dos resultados registados nem sempre fáceis de explicar, emerge o “novo” Futebol Clube do Porto.
Ganhar por 5-0 ao campeão da Inglaterra (não se venha com a justificação de se ter tratado de uma equipa de recurso) não está ao alcance de qualquer um.
E de tal maneira assim é que a imprensa inglesa trazia ontem a lume a vergonha que grassava no “país desportivo” de Sua Majestade, por se tratar da derrota mais pesada infligida desde sempre a uma equipa da velha Albion em competições da UEFA.
O próprio treinador Cládio Ranieri se manifestava desapontado no final do desafio do Dragão, apontando setas aos seus jogadores, submetendo-os a um enxovalho invulgar.
Ao Sporting exigia-se muito mais, porque era sua obrigação não permitir que os polacos do Légia lhe passassem à frente. Mas Jorge Jesus voltou a ter vários momentos maus, a começar pela conferência de imprensa na véspera do jogo de Varsóvia, e a culminar com a forma como o preparou e arrumou a equipa em campo. Uma lição que tem elevados custos, ao atirar os leões borda fora da Europa, e dispensando a UEFA de, na presente temporada, enviar mais cheques para Alvalade.
Para encerrar a semana, o Sporting de Braga voltou a borrar a pintura, com uma exibição sem classe, um resultado desastroso, e a saída de uma Liga onde fez história nos últimos anos.
Se a nível doméstico as coisas não melhorarem esta pífia imagem dos bracarenses, é muito possível que a turbulência já instalada se acentue ainda mais dentro de pouco tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • f narciso
    09 dez, 2016 toronto 20:29
    é verdade que o SCP deveria ter ido para a liga europa porque outra sorte não teria quase impossivel já agora gostava de ver um borussia benfica ou um borussia porto jã que não lhe pode calhar o real não que não goste que as equipas portuguesas ganhem sempre mas só para calar alguns comentadores fanaticos ,porque o que leio não passa de fanatismo porque de futeol zero
  • Henrique Vila Forte
    09 dez, 2016 Algés 16:04
    Sr-RC afinal o Benfica foi ajudado por quem?, se teve duas vitórias, dois empates (nas condições em que estes foram obtidos!) e duas derrotas. Não foi mérito próprio? O Nápoles trouxe a 3ªequipae? se o "seu" Sporting tivesses tido duas vitórias (só teve uma!!!) e dois empates (nenhum), onde estaria agora?! Claro que para o Porto o campeão inglês trouxe todos os seus campeões, aí o sr.RC mais uma vez as corta. Quem lhe faz mal no Porto para o sr. ser tão bonzinho para eles? Diga preto no branco que os ingleses trouxeram uns bons rapazes, leia o que disse o treinador deles! Melhores cumprimentos, HVF
  • PEDRO
    09 dez, 2016 LX 15:00
    O sr RC, TENDO TODOS OS INSTRUMENTOS PARA NAO O FAZER, DE FACTO, ERRA EM TODA A LINHA AO ATRIBUIR QUALQUER MERITO AO DESEMPENHO DE "UM NOVO FCP" (PELO AMOR DE DEUS, HAJA LIMITES E NOCAO DA REALIDADE). MESMO COM A SUA MELHOR EQUIPA, O CLUBE INGLES E UM NADA QUE ATE NA LIGA PORTUGUESA TERIA DIFICULDADES DE APURAMENTO EUROPEU. ALIAS, NA INGLATERRA, COM A SUA MELHOR EQUIPA, BEM ENTENDIDO, LUTA AGORA PARA NAO DESCER.
  • De Cabeça
    09 dez, 2016 l 14:28
    Benfica e Porto integram a tropa de elite europeia de futebol. São os únicos representantes portugueses no TOP16. Aliás, olhando para o ranking da UEFA e para as equipas apuradas, verificam-se poucas surpresas (Leicester é uma excepção, pois é uma equipa que não figura no top50). Os maiores voltaram a ser os maiores. Sporting e Braga (respectivamente 51º e 52º do ranking da UEFA) não mais fizeram que confirmar a sua pobre história, com um estatuto actual bem distante do que pretendem (Bracarenses) e apregoam (sportinguistas ... o visconde vai mesmo nú e o leão há muito que perdeu a juba e apresenta-se magro e esfomeado)
  • carlos andre
    09 dez, 2016 porto 11:24
    eu sou mais velho do que o sr já cá cantam 84 anitos nasci no Bonjardim no porto em 1932 .mas me recordo e não foi há muitos anos parece que foi no tempo do MOURINHO NO REAL MADRID E DO JESUS NO BENFICA EU COM OS OSSOS AINDA AGUENTAM E POSSO VOU SEMPRE VER O MEU BENFICA NA LUZ EU E A FAMILIA E NUM JOGO PARTICULAR O BENFICA DEU 5 AO REAL MADRID NA LUZ ....todos disseram que o real Madrid era a equipa b ou c .....será que a que jogou com o f c do porto era a equipa ....a ...ou a d.....eu uso óculos mas vejo felizmente pelos dois olhos mal mas sei ver a realidade ou será que para uns é francesinha e para outros é sande mista não sei escrever bem mas a idade também não ajuda........VIVA O BEN FICA
  • Burlesconi
    09 dez, 2016 País Real 10:27
    O Leicester apresentou a sua equipa B e o 3º guarda-redes, para que conste. Se o Nápoles, o Légia e o Shaktar fizessem o mesmo, provavelmente tínhamos uma ronda europeia com 4 vitórias, o Benfica e o Porto na LC, como estão, e o Braga e o Scp na LE. Só lhe faltou repetir as palavras de Brahimi:" vencemos a melhor equipa de Inglaterra". Por favor, Ribeiro Cristóvão. Deixemos o chauvinismo de lado e analisemos as coisas friamente.
  • Duarte Nuno Frade
    09 dez, 2016 T Novas 10:25
    Sr. Cristóvão o Benfica foi ajudado pelo Dínamo de Kiev? Não me diga que o Dínamo foi comprado? E o FCP que ganhou 5-0 não foi ajudado pelo Leicester? Será que o Leicester também foi comprado? E o Sporting? Teve azar não conseguiu comprar ninguém, nem teve ajudas, só do William de Carvalho porque foi ele o culpado pela derrota segundo jj, só o treinador é que nunca tem culpa, são sempre os outros!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • João Coelho
    09 dez, 2016 Lisboa 10:13
    Alguma coisa contra o Braga? Contra José Peseiro ? Contra quem ? Porquê?