Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

À luz do candeeiro

07 dez, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Dos quatro segundos classificados apurados até agora na Champions, os encarnados são aqueles que alcançaram a nota mais baixa, oito pontos.

Paciência. Não deu para mais.

Mas ainda assim salvou-se a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões mercê da preciosa ajuda vinda de onde talvez menos se esperasse, lá do fundo da Ucrânia, onde o surpreendente Dínamo de Kiev deu ao Besiktas uma lição que Quaresma e seus companheiros não vão esquecer tão cedo.

Dir-se-à agora que a equipa do Benfica começou a baixar os braços à medida que ia tomando conhecimento do descalabro por que estavam a passar os turcos. E é mesmo bem possível que essas notícias tenham influenciado o estado de alma da maior parte dos jogadores do campeão português.

Mas, apesar disso, não deixa de ser estranha a tão fraca qualidade demonstrada frente ao Nápoles, a deixar os adeptos da águia com as orelhas a arder dada a proximidade de mais um exame complicado, no domingo, frente aos vizinhos da segunda circular, ávidos de que chegue esse momento para tentarem acertar contas e invertê-las a seu favor.

Depois do jogo da Madeira, em que o Benfica já esteve por baixo, não foi possível fazer a esperada festa total no estádio da Luz. Aliás, dos quatro segundos classificados apurados até agora na Champions, os encarnados são aqueles que alcançaram a nota mais baixa, oito pontos.

Valeu, no entanto, o precioso contributo da qualificação dado para o ranking da UEFA, no qual ficámos agora mais próximos da Rússia.

Hoje, espera-se que FCPorto e Sporting reforcem essa tendência. Ninguém ignora que ambos irão estar perante problemas difíceis de resolver. Quem os ultrapassar resolver melhor do que o Benfica, é a única coisa que se pode desejar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • De Cabeça
    07 dez, 2016 Lisboa 13:38
    Nos 6 jogos o Benfica perdeu 2, empatou 2 (grande injustiça e azar) e venceu 2. Um segundo lugar mais que justo. Dos 32 clubes desta fase de grupos, apuram-se os melhores 16. O Benfica está apurado ... queiram lá vir com teorias de golos e de pontos: está apurado e com todo o mérito. Aos FCP desejo que consiga fazer o mesmo, conquistando o seu lugar nos 16. Ao SCP que não congele e alcance um lugar na europa de acordo com os seus pregaminhos: aceita-se a saída de uma Champions para equipas de topo, mas não se aceita ficarem fora da Liga Europa, onde se encontram as melhores segundas linhas do futebol europeu.