Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O “banco mau” e os contribuintes

30 nov, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O Governo parece preocupado com o crescimento da economia portuguesa.

A OCDE prevê que a economia portuguesa cresça 1,2% neste ano e no próximo e 1,3% em 2018, números abaixo das previsões do Governo. A principal causa deste fraco crescimento é, para a OCDE, a falta de investimento, público e privado.

Para tal situação contribuem a fragilidade da banca e o endividamento empresarial.

Previsões são previsões e não seria esta a primeira vez que a OCDE se engana. Mas a prova de que o próprio Governo está preocupado é a pressão do primeiro-ministro para que finalmente surja uma solução para o crédito malparado.

Os bancos têm inúmeros créditos praticamente incobráveis, além de mais de cem mil imóveis por vender, e portanto são mais exigentes na concessão de crédito. E uma empresa muito endividada tem como prioridade sobreviver, não investir.

Fala-se na criação de um “banco mau”, que fique com os activos tóxicos dos bancos e depois procure pô-los a render. Mas é óbvio que haverá aí uma substancial perda de dinheiro. E que serão os contribuintes a pagar pelo menos uma boa parte dessa diferença. Não há milagres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Justus
    30 nov, 2016 Espinho 16:29
    "Fala-se", "Prevê-se", "Haverá", "Serão", etc. etc. Sarsfield Cabral prognostica sempre, faz as previsões que os outros já fizeram, mas vai buscar sempre aquelas previsões que confrontam, para pior, com as do governo. O governo diz que o défice e o PIB vão ficar em x, mas o nosso Sarsfield vai logo buscar uma ou outra previsão para dizer que não senhor, vai ficar em y. E estas é que valem, é que estão certas, pois claro. Para Sarsfield Cabral os outros é que têm razão, mesmo que se prove, como se provou agora, que ao fim ao cabo as previsões do governo é que batem certas. A desonestidade intelectual e o seguidismo político destes escribas não enganam ninguém.
  • Miguel Botelho
    30 nov, 2016 Lisboa 08:37
    Falta apenas dizer que governo criou o «banco mau», mas isso já percebi que o professor Pardal não quer dizer. Acusar Pedro Passos Coelho está fora de questão.