Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Futebol de luto

30 nov, 2016 • Opinião de Ribeiro Cristovão


O clube do estado sulista estava a viver o seu ano de ouro, porque à brilhante carreira internacional iria juntar-se, daqui a poucos dias, o nono lugar no principal campeonato do Brasil.

De repente, e com uma violência brutal, o luto abateu-se sobre a cidade brasileira de Chapecó. Não tardou depois que a notícia do trágico acontecimento chegasse a todo o mundo, dando lugar às mais diversas manifestações de pesar e de solidariedade.

A pequena cidade do Estado de Santa Catarina estava a viver o seu maior sonho de sempre.

Até há pouco, não era sequer imaginável que um clube modesto, com apenas 43 anos de existência, fosse capaz de atingir um dos patamares mais cobiçados do futebol sul-americano.

Mas a verdade é que a Associação Chapecoense acabara de chegar à final da Copa Sul-Americana, preparando-se para, em Medelin, na Colômbia, medir forças com o experimentado Nacional e tentar chamar a si o troféu.

O clube do estado sulista estava a viver o seu ano de ouro, porque à brilhante carreira internacional iria juntar-se, daqui a poucos dias, o nono lugar no principal campeonato do Brasil, o Brasileirão, à frente de colossos prestigiados como o São Paulo, o Fluminense e Cruzeiro.

No entanto, a tragédia pôs fim ao sonho, como, abatido pelo desespero e desfeito em lágrimas, afirmava o seu Presidente.

Um sonho que todos desejam seja apenas um sonho interrompido para prosseguir logo que o ânimo destroçado dos seus adeptos permita recomeçar tudo de novo.

Também o jornalismo do Brasil sofreu um rude golpe com o desaparecimento de 21 dos elementos que acompanharam sempre o trajecto de um clube singular, e se preparavam para fazer parte de uma festa que, se concretizada, haveria de encher de orgulho todo o Brasil.

Por agora é o tempo de os 210 mil chapecoenses chorarem os seus entes queridos, com a certeza de que com eles estão todos aqueles que no mundo inteiro adoram o futebol que ao longo rol de desastres aéreos, vê agora juntar-se a catástrofe de Medelin.

Oxalá, quando secarem as lágrimas, o Chapecoense seja capaz de encontrar forças para se reerguer e dar a todos o exemplo de tenacidade e de força que agora parece tão difícil de levar por diante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marcus S Ferreira
    02 dez, 2016 Rio de Janeiro 16:21
    Caro Ribeiro Cristóvão, a tudo isso que escreveste gostava acrescentar que a Chapecoense ainda é considerada como um modelo de gestão do Futebol, no conturbado e desorganizado cenário dos clubes brasileiros, em sua maioria tão amadores, por seus dirigentes a viver nos anos 80