Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

A economia espanhola abranda

29 nov, 2016 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Espanha é o principal parceiro económico de Portugal.

Numa altura em que os Reis de Espanha visitam Portugal, é oportuno reparar no comportamento da economia espanhola.

Apesar serem vizinhos, Portugal e Espanha tinham escassas relações económicas até ambos os países aderirem simultaneamente à então CEE (hoje UE), em 1 de Janeiro de 1986. A partir daí, tudo mudou: a Espanha tornou-se o principal parceiro económico de Portugal.

Assim, a economia portuguesa tem beneficiado do forte crescimento da economia espanhola, apesar da longa crise governamental em Madrid. O PIB de Espanha tem crescido um pouco acima de 3%, quase três vezes mais do que o PIB português.

Mas, embora ligeiramente, o crescimento económico dá sinais de um certo abrandamento. No terceiro trimestre deste ano o PIB de Espanha aumentou 3,2% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Ora, no trimestre anterior o aumento havia sido de 3,4%.

Mais significativo, registou-se uma queda na procura de bens de investimento, o qual quase estagnou, prenunciando uma travagem na expansão económica espanhola no futuro próximo. Não são boas notícias para Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    29 nov, 2016 TERRADOMEIO 21:49
    E a catalã, como vai indo? Em caso de necessidade, cá estaremos para sermos, digo, para continuarmos a ser, parceiro económico da Catalunha... e até da Grande Catalunha, que o velho Oc está vivo e recomenda-se em toda a sua extensão. Nisto da política, nada acontece por acaso (mesmo lapsos como esqueceram-se da Lei de 1983 terão a sua explicação... nem que seja psicanalítica), e esta linda visita que Los Reys do país do Grande Santander & Totta nos fizeram marcará a nossa memória coletiva: pelas mangas da fatiota da triste Letizia, sim, e também pela confrangedora saloiada republicana de beija-mão em fila, digna do melhor veneno de Eça, e que Suas Majestades decerto comentarão no seu retiro, em chacota de travesseiro. Mas, desconfio, uma visita conveniente para nos relembrar que embaixadas, representações diplomáticas e quejandices, só da Espanha Toda - e nós não queremos deixar a Espanha triste, pois não? Ainda nos tiravam Olivença, ou os "rochedos" no meio do mar, ou secavam as gasolineras raianas... e, que horror!, deixavam de nos vender aqueles pepinos que a Alemanha diz que propagam doenças. E, last but not least, quem íamos convidar para aqueles jantares de gala, cheios de gente gira e tão, tão caros, mas dinheiro muitíssimo bem gasto no fomento da cooperação ibérica? Os catalães são tão gentinha, né? Pois parece que é, não vão muito com touradas. Mas algo me diz que Portugal faria bem em pôr os ovos, também, no cesto catalão. Creio, até, que isso já está a ser feito.
  • Vasco
    29 nov, 2016 Santarém 21:01
    Por cá com vacas voadoras vamos ultrapassar todas as barreiras e em breve vamos ser os campeões europeus do desenvolvimento!